Sessão solene da Alerj celebra o reconhecimento da Escola Politécnica da UFRJ como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio

Publicado em: 26/04/2024 Escola Politécnica da UFRJ

Na manhã desta quinta-feira (25/4), autoridades e representantes de instituições e entidades de classe estiveram reunidos no Palácio Tiradentes, sede da Alerj, para celebrar o reconhecimento da Escola Politécnica da UFRJ como Patrimônio Histórico, Cultural e Científico de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, através da lei 3.294/2024, de autoria da deputada estadual Elika Takimoto. A cerimônia de oficialização também marcou os 150 anos de sua fundação, e do Ensino Superior Civil de Engenharia, Ciências e Matemática, em 1874, após separação da Escola Central – ambas originárias da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho de 1792.

A sessão solene foi conduzida pela deputada estadual Elika Takimoto, também presidente da Comissão da Ciência e Tecnologia da Alerj. Para ela, o título é necessário e se trata de uma forma de reconhecer a importância que a Escola Politécnica teve, não só para o estado do Rio de Janeiro, como para o Brasil. “Esse título já deveria ter sido dado há muito tempo, mas isso também mostra a importância de pessoas sensíveis a isso, que compreendem a relevância da ciência e da tecnologia para o estado e para o desenvolvimento do país. Acho que a gente tem muito mais a contribuir nessa conjuntura do país, quando falamos de reindustrialização, de crescimento econômico novamente, e a Engenharia é parte fundamental nesse processo”, pontuou.

Na sequência, o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, parabenizou a Escola Politécnica – que é a maior instituição federal de ensino de engenharia do Brasil e a mais antiga entre as unidades fundadoras da UFRJ, e agradeceu à Alerj pelo reconhecimento:

– A Escola Politécnica tem dado enormes contribuições para o desenvolvimento científico e desenvolvimento socioeconômico do nosso país, formando engenheiros de alto nível para todo o Brasil e também para o exterior. Além disso, cria e desenvolve conhecimentos que ajudam a nossa sociedade em novos produtos e serviços. A UFRJ agradece à Alerj por essa justa e bela homenagem.

Também compuseram o plenário a diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado; a diretora da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), Adriana Tonini; o presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão; o professor emérito da UFRJ, Paulo Alcântara Gomes; e a presidente do Centro Acadêmico de Engenharia (CAEng), Camille Gonçalves.

“A engenharia é a força motriz do desenvolvimento econômico e social de qualquer país. E foi a Escola Politécnica que deu esse braço forte ao Brasil, formando engenheiros para construírem todas as bases da civilização brasileira. É motivo de orgulho pertencer a esta instituição longeva, onde se cultiva a riqueza de saberes, a capacidade intelectual e a inovação tecnológica, atendendo aos diversos desafios apresentados através dos tempos”, destacou a diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado.

Fotos da Sessão Solene – 25/04/2024

Vídeo da Sessão Solene, transmitida ao vivo pela TV Alerj

Referência no Ensino de Engenharia

Primeira escola de Engenharia das Américas, 7ª no mundo, a maior instituição federal de ensino de engenharia do Brasil e a mais antiga entre as unidades fundadoras da UFRJ, ao longo de sua trajetória, a Escola Politécnica foi responsável pela formação de gerações e mais gerações de engenheiros renomados. Grandes matemáticos, educadores, cientistas, intelectuais e artistas engrandeceram e refletiram sobre a ciência e a educação brasileira, entre eles: Júlio César de Melo e Sousa, mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan (autor do livro “O homem que calculava”), Carmen Portinho e Lima Barreto. Além disso, também formou líderes políticos e sociais que pensavam no Brasil: André Rebouças, Paulo de Frontin, Amaral Peixoto, Hélio de Almeida e Pereira Passos.

Hoje, a instituição possui mais de 5 mil alunos entre os seus 13 cursos de graduação em Engenharia – a maioria com conceito máximo na Avaliação do MEC, e também figura entre as melhores escolas de engenharia em rankings nacionais e internacionais. Sua excelência também é indicada pelos prêmios acadêmicos que coleciona há décadas, pela relevância das pesquisas e dos projetos inovadores que se desenvolvem em seus laboratórios e, acima de tudo, pelo sucesso de seus alunos no mercado de trabalho.

Localizada na Cidade Universitária da Ilha do Fundão, a Escola Politécnica, junto com a Escola de Química (EQ), O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe), o Instituto de Macromoléculas (IMA) e o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), formam o Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), onde se concentram todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão em engenharia da UFRJ.