CAEng – Centro Acadêmico de Engenharia

O CAEng, Centro Acadêmico de Engenharia, é a entidade autônoma que representa todos os estudantes de Engenharia da Escola Politécnica da UFRJ e tem como principal tarefa ajudá-los em suas lutas e reivindicações.

Fundado em 25 de abril de 1907, é o maior centro acadêmico da América Latina e o segundo mais antigo do país, e de grande importância no processo de redemocratização do Brasil.

O centro acadêmico tem atuação fundamental na luta por um ensino melhor e prazeroso para os estudantes e, para isso, tem como principal ferramenta as sessões da congregação da Escola Politécnica, onde são deliberadas diversas questões importantes para os alunos. O CAEng também participa da comissão de ensino, que funciona como um auxiliar à congregação, onde passam todos os processos de alunos.

O CAEng também realiza diversas atividades para promover a integração entre os estudantes, como festas, campeonatos e saraus, além de debates, grupos de estudos e de discussão. Na sede, que está localizada nos fundos do bloco F, os estudantes podem ir para relaxar, estudar ou se divertir. Entre os eventos do CAEng está a participação na Semana de Acolhimento aos Calouros, que é feita todo período para recepcionar e informar os novos alunos.

Durante o período remoto, a atuação do CAEng se reformulou, mas não parou em nenhum momento. As demandas são altas e a todo momento chegam novas, e tudo consta nos meios de comunicação do centro acadêmico – Instagram, Facebook e Whatsapp -. É importante seguir e estar sempre atento às novas informações passadas.

A gestão do CAEng é colaborativa, sempre de braços abertos a receber quem quiser ajudar. Não hesite em procurar e/ou fazer parte do CAEng!

caeng@poli.ufrj.br