Renato Cotta da Politécnica recebe prêmio da ABCM 

Publicado em: 16/10/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

O professor Renato Machado Cotta do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFRJ irá receber o prêmio “Prof. Leonardo Goldstein Jr.”, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). A honraria é destinada a reconhecer docentes e pesquisadores por notáveis contribuições para o desenvolvimento da engenharia e ciências mecânicas no Brasil. O prêmio será entregue em sessão especial, durante o Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (COBEM), que será realizado entre os dias 4 e 8 de dezembro, no Centro Sul de Convenções em Florianópolis, Santa Catarina. 

O prêmio é concedido a cada dois anos. Esta é a terceira edição, que já premiou em 2019, o professor da UFRJ Luiz Bevilacqua, e em 2021, o professor Rubens Sampaio da PUC-RJ. 

“Ser escolhido pela ABCM para ser laureado pela sua principal premiação já seria por si uma grande alegria pelo reconhecimento de toda uma carreira. Mas, suceder o prof. Bevilacqua, meu querido mestre e amigo, principal nome das Ciências Mecânicas em nosso país, bem como do prof. Rubens Sampaio, outro grande nome no desenvolvimento dessa área no Brasil, tem um significado especial, pois junto com outros de sua geração, eles foram modelos de cientistas que admirei desde o meu primeiro contato com nossa comunidade em 1979”, comentou Renato Cotta, que já presidiu a ABCM no biênio 2000-2001, e que há 36 anos atua como docente da UFRJ. 

Cotta foi aluno do curso de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFRJ, com ênfase nuclear, entre 1977 e 1981. Após o doutorado, concluído em 1985 na North Carolina State University (EUA), retornou ao Brasil e foi docente nos primeiros anos de carreira no ITA, em São José dos Campos, retornando para a UFRJ como docente em 1987. 

Sobre o prêmio

Em 2018, o Conselho da ABCM instituiu o Prêmio Prof. Leonardo Goldstein Jr., principal premiação da Associação, destinado a premiar docentes e pesquisadores por notáveis contribuições para o desenvolvimento da engenharia e ciências mecânicas no Brasil. O prêmio foi criado em memória do Prof. Leonardo Goldstein Jr., falecido em 2015. 

O prêmio, conferido a um único laureado em cada edição, consiste de uma placa de homenagem e a cobertura dos custos financeiros para participação do laureado no COBEM durante o qual será entregue. O laureado proferirá a palestra Prof. Leonardo Goldstein Jr., que será incluída na programação oficial do evento, tratando de tema de natureza técnico-científica de sua preferência, relacionado a sua atuação acadêmica.