Projeto “PROART na Politécnica” traz programação cultural variada à comunidade acadêmica

Publicado em: 18/07/2023 Escola Politécnica da UFRJ

A Escola Politécnica da UFRJ recebeu os espetáculos “O Ensaio de Ópera”, de Albert Lortzing, e “A Cartomante”, de Eduardo Frigatti, através do projeto Ópera na UFRJ, da Escola de Música da UFRJ. As apresentações aconteceram no último dia 3 e deram início ao projeto “PROART na Politécnica”, iniciativa da instituição de ensino com o Programa de Apoio às Artes da UFRJ (Proart), que prevê a realização de espetáculos, exposições e oficinas gratuitas, voltadas à comunidade acadêmica e também ao público externo.

Com a direção-geral de Lenine Santos, “O Ensaio de Ópera” foi a primeira atividade da agenda. O espetáculo tratou de uma comédia sobre o próprio universo operístico, em um divertido singspiel (subgênero que alterna diálogos e trechos cantados) no qual um nobre, apaixonado pelo gênero, coloca seus empregados para encenar um espetáculo. Já ‘A Cartomante’, uma das finalistas do concurso instituído em 2022 pelo Fórum Brasileiro de Ópera, se baseou num famoso conto de Machado de Assis.

“O corpo social da Escola Politécnica e de outras unidades do Campus da Ilha do Fundão apreciam arte, é uma atividade que revigora a alma, e planejamos ter um evento por mês. Para os próximos meses temos uma agenda variada de estilos, que reafirma o nosso compromisso de difundir a arte e a cultura”, explicou a diretora da Escola Politécnica, Cláudia Morgado.

A agenda completa do PROART na Politécnica pode ser visualizada em: https://politecnicaufrj.wixsite.com/proartnapolitecnica

Sobre o PROART

O PROART é o resultado de uma longa articulação e mobilização entre técnicos administrativos, docentes e discentes para elaborar um programa permanente de apoio às realizações de grupos e projetos artísticos da universidade. O programa tem como objetivo central promover a produção e difusão das artes, por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, contemplando as múltiplas linguagens e a diversidade das formas de expressão artística.