Projeto CASA inicia os atendimentos psicológicos

Publicado em: 27/10/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Neste mês de outubro, o Centro de Acolhimento e Suporte Acadêmico (CASA), uma iniciativa da Escola Politécnica da UFRJ, em parceria com a Escola de Química, e com o apoio da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ, iniciou os atendimentos psicológicos. O período de inscrição será reaberto após três meses, com a finalização de atendimento do primeiro grupo de estudantes.

O projeto está sendo iniciado de forma piloto e teve como prioridade a saúde mental dos estudantes, com acolhimentos e atendimentos psicológicos em grupo ou individuais, com a equipe “Sentidos de Vida”, da Divisão de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia da UFRJ.

Enquanto os atendimentos individuais visam um cuidado clínico do indivíduo, com ênfase em suas demandas, direcionado ao autoconhecimento e aprendizado de recursos de enfrentamento dos desafios pessoais, os atendimentos em grupo visam oferecer cuidado clínico psicológico em espaço coletivo potente para se compartilhar e acolher semelhanças e diferenças, numa perspectiva propositiva de mudança e crescimento pessoal, os atendimentos individuais visam um cuidado clínico do indivíduo.

“Trata-se de uma demanda urgente e emergencial que temos na universidade, e por isso decidimos iniciar o projeto de forma piloto, mesmo sem ter as instalações físicas definitivas para os atendimentos. Nossa prioridade é cuidar da saúde mental dos alunos”, destacou a diretora adjunta de Políticas Estudantis (DAPE) da Escola Politécnica da UFRJ, Marta Tapia.

Já a diretora do Instituto de Psicologia da UFRJ, Ana Cristina Cunha, comentou:

– Nosso trabalho se soma ao projeto como mais um dispositivo de atenção à saúde mental da comunidade universitária para atender às demandas psicológicas dos estudantes, auxiliando-os a um maior autoconhecimento para o enfrentamento dos desafios existenciais dentro e fora da universidade.

Para Andrea Salgado, vice-diretora da Escola de Química, o projeto vem contribuir de modo significativo para cobrir uma lacuna existente na universidade. “De modo ainda discreto, os estudantes da Escola de Química têm oportunidade de se sentirem acolhidos neste aspecto. O apoio do Instituto de Psicologia, e a atuação de seus estudantes, sob supervisão de um profissional, tem sido fundamental nesta tarefa. Acreditamos que seja um excelente projeto e que servirá como exemplo para outras unidades da universidade”.

Mais informações podem ser obtidas no site www.casa.poli.ufrj.br ou pelo e-mail casa@poli.ufrj.br. Em caso de atendimento emergencial, os alunos da Escola Politécnica e da Escola de Química devem entrar em contato pelo e-mail casa.emergencial@poli.ufrj.br.

Sobre o CASA

O Centro de Acolhimento e Suporte Acadêmico (CASA) foi criado em conformidade com as novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Engenharia. Trata-se de um projeto da Escola Politécnica da UFRJ, em parceria com a Escola de Química, e apoio da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ, do Centro Acadêmico de Engenharia da Escola Politécnica (CAENG), do Diretório Acadêmico de Engenharia Química da UFRJ (DAEQ) e do Diretório Central dos Estudantes Mário Prata UFRJ (e DCE Mário Prata).

A proposta do CASA é promover o desenvolvimento social, pessoal e emocional dos alunos por meio de orientação psicopedagógica, acolhimento psicossocial e outras atividades que estimulem um ambiente mais afetivo e saudável no Centro de Tecnologia da UFRJ.