Professores da Metalurgia e da Naval UFRJ conquistam Prêmio Inventor Petrobras 2023

Publicado em: 14/06/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Os professores Cesar Camerini, Gabriela Pereira, Theodoro Antoun e discentes vinculados aos departamentos de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da UFRJ, e aos programas de pós-graduação da Coppe/UFRJ, receberam na última quarta-feira (24/5), o Prêmio Inventor Petrobras 2023. A cerimônia aconteceu no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes).

Desenvolvida em parceria com a Cenpes/Petrobras, a patente premiada dos professores Cesar Camerini e Gabriela Pereira diz respeito a uma ferramenta de inspeção de baixo custo para detecção de derivações e corrosão em linhas de transporte de derivados de petróleo com o objetivo de aumentar a frequência de monitoramento e a segurança das operações.

Segundo os autores, a inovação parte de uma solução tipo PIG instrumentado, já consolidada, porém empregando novos elementos construtivos que simplificam o processo de inspeção e viabilizam um uso rotineiro, entre eles: sensores de indução eletromagnética, que operam com base na técnica de correntes parasitas, incorporados em um corpo leve de espuma, típico de ferramentas para limpeza, resultando em uma combinação atraente de alta sensibilidade e portabilidade para o processo de inspeção.

Possuindo um peso de aproximadamente 10 kg, oferece cobertura de sensoriamento total na parede interna do duto. Segundo os professores, testes de campo realizados já apresentaram excelentes resultados da ferramenta, que pode, futuramente, contribuir como uma alternativa às ferramentas tradicionais de inspeção para inspeção de dutos rígidos.

“É uma premiação coletiva, um reconhecimento do compromisso do DMM/PEMM com a excelência acadêmica. Trabalhar com P&D de ponta no país é um esforço diário, mas temos a convicção que são os resultados de P&D que irão moldar o futuro da indústria de energia do país. Estamos muito felizes com a premiação e motivados para seguir com novos desafios”, celebrou o professor Cesar Camerini.

Já os professores Theodoro Antoun da Engenharia Naval da Politécnica e Luciana Loureiro do CEFET-RJ desenvolveram uma aplicação na área de inspeção de dutos de transporte de combustíveis terrestres, principalmente no campo de dispositivos acústicos que realizam inspeção periódica de dutos que transportam hidrocarbonetos para localização de vazamentos ou derivações clandestinas.

De acordo com o professor, o furto de combustíveis tem sido um grande problema para muitos operadores de dutos de transporte de hidrocarbonetos em todo o mundo. “Esse furto é conhecido como trepanação ilegal e traz grande prejuízo financeiro às indústrias, especialmente as do setor de óleo e gás”, avaliou Antoun.

“É uma honra receber pela segunda vez o Prêmio Inventor Petrobras, fruto do trabalho de uma qualificada equipe envolvendo professores, alunos e técnicos. O depósito da patente é o primeiro passo do processo de inovação. Estamos trabalhando agora na comercialização do produto para que possa efetivamente produzir frutos para o mercado, com impactos econômicos, sociais e ambientais”, comentou o professor da Escola Politécnica.

Professores e discentes premiados:

Inspeção da condição da superfície interna de dutos
Professores: Cesar Camerini e Gabriela Pereira (Politécnica-UFRJ)
Discentes: Lucas Braga (mestrado do PEMM), Vitor Manoel (doutorado do PEMM) e Daniel Mendes (doutorado do PEE).

Inspeção de dutos de transporte de combustíveis terrestres
Professores: Theodoro Antoun (Politécnica-UFRJ) e Luciana Loureiro (CEFET-RJ)
Discentes: Allan Anderson Gonçalves Ferreira (doutorado do PENO), Débora Ladeira (mestrado do PENO), Marina Alves Brum Lisboa (mestrado do PENO) e Juliana Carrozzino Vilela (graduação em Engenharia Mecânica da Politécnica-UFRJ)