Professores da Escola Politécnica lideram projeto para implementação de usina OTEC

Publicado em: 19/10/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

A UFRJ acaba de dar mais um importante passo para implementação de uma usina piloto OTEC (Ocean Thermal Energy Converter) flutuante no Brasil, após assinatura de um termo de cooperação com o Instituto de Energia Oceânica da Saga University, no dia 9 de outubro. Coordenado pelos professores da Escola Politécnica Joel Sena Sales Junior e Alexandre Alho, e pelo professor da Coppe Antonio Carlos Fernandes, o projeto intitulado Blue-Otec busca produzir energia elétrica através da conversão de energia térmica dos oceanos, em um prazo de até oito anos. 

Chefe do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica, Joel Sales, explica que a costa brasileira, também conhecida como “Amazônia Azul”, possui grande potencial para este tipo de planta de geração de energia, por conta da estabilidade das temperaturas da superfície, e do gradiente térmico disponível. As tratativas com a universidade japonesa começaram no ano passado, por intermédio da OTEA: 

– Conversamos com o professor Yasuyuki Ikegami, da Saga University, cujo Instituto de Energias do Oceano (IOES) possui ampla experiência em projetos de aparatos de extração de energias térmicas, eólica, de corrente e de ondas. Identificamos a relevância do nosso país para geração deste tipo de energia e a janela de oportunidade dada pela intenção de operadoras de petróleo investirem em energias renováveis do oceano. A parceria será uma oportunidade de trocar experiências, de realizar projetos e de intercâmbio de alunos e pesquisadores. 

As modelações numéricas e a implementação de uma planta de bancada na UFRJ serão feitas pelo Laboratório de Ondas e Correntes e pelo Pólo Náutico, e terão a participação de quatro alunos de iniciação científica envolvidos direta ou indiretamente. “Esperamos contar com a ajuda de uma rede de laboratórios e aumentar a equipe”, ressalta Sales. 

O coordenador do Pólo Náutico, Alexandre Alho, também comenta o início do projeto: 

– A energia térmica dos oceanos é uma fonte de energia renovável com grande potencial para a geração de energia elétrica de forma limpa e consistente. Regiões tropicais e de águas profundas oferecem condições favoráveis para a exploração da

energia térmica dos oceanos, o que torna a costa brasileira uma região de grande interesse para a implantação de projetos OTEC offshore. Há, no entanto, grandes desafios para o seu aproveitamento, envolvendo o desenvolvimento de sistemas térmicos mais eficientes e de soluções para a captação de água em grandes vazões em águas profundas.