Prof. Menegotto da Politécnica-UFRJ lança novo livro sobre BIM

Publicado em: 18/07/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Com o objetivo de propor a estudantes de graduação e de pós-graduação a reflexão sobre a aplicação da tecnologia BIM em projetos de Engenharia, dentro do conceito de indústria 4.0, o professor José Luis Menegotto do Departamento de Expressão Gráfica da Escola Politécnica da UFRJ lançou em meados de junho, o livro “O modelo digital. Técnica e arte algorítmica em BIM”, publicado pela editora Interciência.

Entre os principais aspectos abordados no livro estão: revisar algumas questões teóricas acerca da tecnologia BIM, criticando a aceleração dos processos de criação motivada pelo seu uso e pelas tecnologias de IA recentemente difundidas; destacar fundamentos de modelagem e defender que os algoritmos sejam vistos como a memória formativa dos projetos que deve ser criada e preservada; e exemplificar algumas técnicas possíveis de associação BIM-GIS que está aplicando na modelagem do Centro de Tecnologia.

Segundo Menegotto, no início dos anos 2000 foi publicado por ele o livro “O Desenho Digital. Técnica e Arte”, que já tratava de suas experiências com a tecnologia CAD e a transformação digital dos processos projetuais. Passadas duas décadas, o professor considerou que seria um bom momento para continuar escrevendo sobre o tema, compilando algumas das suas recentes pesquisas.

“Hoje em dia, em tempos de ferramentas generativas quase autônomas, defendo entender o projeto como resultado de um ato de conhecimento e, os algoritmos, como a formalização desse ato, realizado por arquitetos e engenheiros que saibam responder sobre as decisões tomadas. Espero que o livro suscite uma perplexidade crítica sobre o uso da tecnologia BIM”, avaliou o professor.