Petroteam UFRJ garante vaga em campeonato mundial de conhecimentos sobre o setor do petróleo

Publicado em: 15/06/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Na última terça-feira (13), a equipe Petroteam UFRJ, formada pelos alunos de graduação em Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica Felipe Tiba, Bruno de Almeida, Breno Andrade, Douglas Almeida e Gilles Dias, sagrou-se pela sexta vez campeã do regional do Petrobowl, em competição realizada em Trinidad e Tobago. Com um placar de 45 a 5 na final diante da UFF, os estudantes da UFRJ garantiram presença no mundial que será disputado em San Antonio, no Texas, entre os dias 16 e 18 de outubro.

A competição, que contou com a participação de mais de 15 universidades da América Latina e do Caribe, consistiu em um jogo tipo quiz (perguntas e respostas), envolvendo questões acadêmicas e não acadêmicas (ano da ocorrência de algum evento, nomes de CEO’s, eventos históricos, entre outras). O jogador que apertava primeiro entre os dois times que disputavam a partida, respondia à pergunta. Caso acertasse, a equipe somava 10 pontos, caso errasse, eram descontados 5 pontos.

O capitão do Petroteam, Felipe Tiba, celebrou a conquista:

– A competição foi muito interessante, com jogos bem difíceis, tanto é que perdemos a primeira partida da fase de grupos, muito em razão do nervosismo da equipe. Mas, após a derrota, não perdemos mais, chegando à final com uma tranquilidade emocional melhor. Foi um orgulho grande poder disputar com outra equipe brasileira e estender a bandeira do Brasil no lugar mais alto, o que demonstra o potencial do nosso país.

O professor Departamento de Engenharia Industrial e também coordenador da equipe, Rafael Charin, parabenizou os jovens estudantes – que neste ano contaram com o apoio da da Coppetec e da Repsol Sinopec Brasil:

“Essa conquista é muito importante para a Politécnica, em especial para o curso de Engenharia de Petróleo. Eu parabenizo estes jovens pela dedicação e seriedade nos estudos e treinos exaustivos, inclusive nos sábados. Eles conseguem fazer uma mágica estudando para disciplinas, estagiando e ainda jogando este desafio intelectual num nível de excelência, digno de muito orgulho”, avaliou.