Petroteam fica entre as oito melhores equipes do mundo em competição da indústria do petróleo 

Publicado em: 24/10/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

A equipe Petroteam UFRJ, formada pelos estudantes Felipe Tiba, Breno Bilar, Bruno Leite, Douglas Silva e Gilles Garcias do curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da UFRJ, ficou entre as oito melhores equipes em disputa da edição anual do Petrobowl Championship. Realizada no dia 16 de outubro, em San Antonio, no Texas (EUA), a competição reuniu 32 equipes de universidades do mundo. A equipe brasileira buscava o bicampeonato e o prêmio de 5 mil dólares. 

Organizado pela Society of Petroleum Engineers (SPE), o Petrobowl funciona no estilo “quiz de conhecimento”. Em ritmo acelerado e dinâmico, equipes de diversas universidades são desafiadas a responderem com rapidez perguntas técnicas e não-técnicas, relacionadas à indústria de petróleo. 

“A competição deste ano foi muito bem dividida, diferentemente dos anos anteriores, que davam um foco maior na parte de transição energética, que é o assunto do momento, ou de ciência de dados. Desta vez caíram outras áreas também, entre elas, de poços, reservatórios e geofísica”, avaliou Felipe Tiba, capitão do Petroteam. 

Para ele, a equipe evoluiu bastante do ano passado para este ano. “Mostramos que o nosso time está no caminho certo. Vencemos partidas com vantagens consideráveis de mais de 100 pontos. A partir de agora é acertar os detalhes e corrigir os erros para chegarmos mais longe no ano que vem”, completou. 

A edição deste ano foi conquistada pela UNAM – Universidade Nacional Autônoma do México, seguida da Batangas State University. A Universidade do Texas em Austin completou o pódio. A equipe da Escola Politécnica, que é coordenada pelo professor Rafael Charin, iniciará a preparação para as etapas classificatórias, que começam em março, com treinamentos semanais.