Nancy Tavares: a primeira engenheira mecânica formada pela UFRJ

Publicado em: 18/07/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Primeira engenheira mecânica formada pela UFRJ, em 1966, numa turma de 300 alunos, sendo ela a única mulher entre os formandos, Nancy Alves Tavares recebeu homenagem do Departamento de Engenharia Mecânica (DMM) da Escola Politécnica da UFRJ e do Programa de Engenharia Mecânica (PEM) da Coppe/UFRJ, através de iniciativa da ASME UFRJ – seção estudantil formada por graduandos em Engenharia Mecânica. A cerimônia aconteceu no dia 7 de julho, com descerramento de uma placa no bloco I do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, na presença da diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado, da professora Lavínia Borges do PEM, de docentes, de alunos e de familiares.

Segundo a vice-presidente da ASME UFRJ, Beatriz Cecília, o capítulo tomou conhecimento da história por meio da Anna Carla Araújo, professora associada do INSA Toulouse, ao realizar um evento em março do ano passado sobre mulheres na engenharia.

– Vimos que a história de vida dela podia ser uma inspiração para todas as mulheres que, ainda em minoria, começam o curso de Engenharia Mecânica. Abraçados pelo Programa e pelo Departamento, tivemos a ideia de deixar essa homenagem para inspirar todos os alunos que passarem pelo ciclo básico de Engenharia e verem a placa contando essa história.

Especializada em mecânica de automóveis e econômica, Nancy trabalhou por mais de 30 anos e passou por diversas empresas importantes como Ford, Furnas, Standard Eletric e Light, onde se aposentou. Exerceu cargos de liderança técnica e teve participações fundamentais na expansão da telefonia no Rio de Janeiro (à época com centrais mecânicas) e no desenvolvimento de soluções para algumas hidroelétricas brasileiras como Furnas e Itaipu.

Além do âmbito profissional, desenvolveu sua sensibilidade estudando piano e violino, exercendo com maestria habilidades de pinturas a óleo. Casou-se com um colega de turma – José Alfredo, e cumpriu com extremo zelo a função de educar dois filhos – Ingrid e Allan, também engenheiros, que se tornaram um reflexo fidedigno dos princípios que sempre nortearam sua vida.

– Nunca passou tal pretensão pela cabeça dela. Entretanto, o seu compromisso com a integridade, a busca contínua de conhecimento técnico-científico atualizado e, principalmente, o propósito de manter o equilíbrio entre as funções familiares e aspirações intelectuais são inegáveis”, destacou a filha da homenageada, Ingrid Valeriano, responsável por representar a mãe, que estava presente na cerimônia, mas ainda em processo de recuperação de um problema de saúde.