LUPPA e MUDA recebem moção honrosa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Publicado em: 18/07/2023 Escola Politécnica da UFRJ

A Liga pela Universalização da Participação em Políticas Públicas Ambientais (LUPPA) e o Mutirão Universitário de Agroecologia (MUDA), projetos de extensão criados pelo Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da UFRJ, receberam moção de reconhecimento pelas ações socioambientais realizadas na cidade do Rio de Janeiro. A solenidade aconteceu no dia 30 de junho, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e contou com a presença de pesquisadores, mobilizadores e movimentos de agricultura urbana, justiça ambiental e conservação da biodiversidade.

O evento foi organizado pela equipe do vereador William Siri, que possui ações destinadas à Justiça Socioambiental, com foco na Zona Oeste do Rio. Desde 2021, o LUPPA realiza atividades na região através de parceria com o Fórum Socioambiental da Zona Oeste, as quais variam desde atividades de educação ambiental até participação em Conselhos Gestores de Unidades de Conservação e atuações em audiências e consultas públicas no território.

“A moção deixa claro a importância do papel da academia na formação e transformação da sociedade. As Políticas Públicas Ambientais devem ser para todos. Esse é um dos objetivos do LUPPA. Ficamos felizes, honrados e, sobretudo cientes da importância do nosso papel”, avaliou a coordenadora do LUPPA, Monica Pertel.

Já o MUDA foi agraciado na área de Meio Ambiente por suas ações na Ilha do Fundão, voltadas para a permacultura e agroecologia, que são práticas de convívio sustentável com a natureza. Atualmente, o projeto realiza o manejo agroflorestal e age em uma área de aproximadamente 4 mil m² de floresta agroecológica recuperada no Campus.

“Receber um prêmio como esse representa o reconhecimento pelo trabalho de 14 anos. Significa que a sociedade quer repensar seus hábitos de consumo e valorizar uma alimentação mais saudável, nutritiva e sem o uso de agrotóxicos. A homenagem recebida demonstra que um trabalho de muitos anos, originalmente concebido por alunos da Engenharia Ambiental, se consolidou, cresceu e hoje dá frutos para além do espaço geográfico do campus”, concluiu Heloisa Firmo, vice-coordenadora do MUDA.

Além da entrega de moções honrosas houve a entrega de Medalhas Pedro Ernesto, a principal homenagem prestada pelo Rio de Janeiro, a grandes nomes mobilizadores de agricultura urbana na cidade.

A solenidade foi transmitida ao vivo e pode ser visualizada no canal da Rio TV Câmara no YouTube, a partir dos 31 minutos: