Inyaga, incubadora da UFRJ, recebe as suas primeiras startups

Publicado em: 22/11/2023 Escola Politécnica da UFRJ

A Inyaga, primeira incubadora de negócios de impacto social e ambiental da UFRJ multi-unidades, acaba de anunciar a chegada das duas primeiras startups: Inclusiv.edu e Gaia Tecnologias e Geossistemas. Ambas foram selecionadas em edital por serem negócios que usam tecnologias profundas e que geram impacto social, atuando em sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A incubadora é fruto de uma parceria entre diferentes unidades da UFRJ: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Escola Politécnica, Instituto de Geociências, Coppead e o Parque Tecnológico.

As empresas selecionadas já estão em processo de instalação no campus e passarão a receber apoio na adequação do modelo de negócios e de plano de aplicação de recursos e na revisão dos produtos e serviços propostos, como: mentoria e aconselhamento; apoio na captação de recursos e financiamento; capacitação e treinamento; networking e conexões; promoção de negócios de impacto; acesso ao ecossistema de inovação da UFRJ; acesso a descontos em programas de capacitação e outros serviços da UFRJ; e uso dos espaços compartilhados do Parque Tecnológico.

Criada por egressos de Engenharia Ambiental e Geografia, e mestrandos do Programa de Planejamento Energético da UFRJ e do Programa de Engenharia Civil da UFRJ, apoiados pelo Departamento de Expressão Gráfica da UFRJ e representantes do Laboratório de Geotecnia Jacques de Medina, a Gaia Tecnologias é uma empresa que atua na interseção da tecnologia geoespacial e da sustentabilidade ambiental, auxiliando empresas na avaliação de seus inventários de emissões de gases de efeito estufa e no desenvolvimento de soluções personalizadas de neutralização por meio de reflorestamento ou aquisição de créditos de carbono.

“Ser incubado pela Inyaga, uma incubadora que fomenta a perspectiva financeira de uma empresa junto com a valorização do impacto ambiental e social, será de extrema importância para a melhoria de nossos processos internos”, destacou Rhamon Garcia, diretor de Geotecnologias.

Já para Kátia Machinez, diretora de pesquisa e desenvolvimento da Inclusiv.edu, a incubação será essencial para o desenvolvimento da startup, que traz inovações dentro da área de educação inclusiva. “Nossa tecnologia assistiva educacional foi validada cientificamente e visa auxiliar na intervenção neuropsicopedagógica institucional e clínica, com foco no desenvolvimento da cognição e da motivação matemática dos estudantes. Temos a missão de ser uma empresa sustentável e geradora de impacto socioambiental positivo”, celebrou.

A coordenadora da Inyaga, Eliane Ribeiro, reforçou o papel da incubadora na transformação de negócios e o seu impacto social.

– Àqueles que fazem parte da incubadora encontram um ambiente colaborativo, com uma rede de mentores criativos e experientes, aptos a ajudar a navegar pelos desafios da inovação. É mais uma ação da UFRJ preocupada com questões e desafios mundiais. Na Inyaga, buscamos não somente empresas deep tech (baseadas em tecnologias profundas), mas que estas tenham responsabilidade social e ambiental para o avanço do país. Aqui, todos trabalham juntos para ampliar o impacto coletivo. A Inyaga dá às startups todas as ferramentas de que precisam para conquistar o sucesso.

Já o diretor da Coppead, Otavio Figueiredo, disse que é gratificante estar envolvido em ações sociais inovadoras e empreendedoras junto com a Escola Politécnica da UFRJ e a incubadora Inyaga.

– Vamos contribuir na incubação dessas startups sociais, promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento e crescimento desses projetos através de programas de treinamento e desenvolvimento de planos de negócios específicos para cada projeto.

Acordo de Cooperação

O diretor do Instituto de Geociências, Edson Farias Mello, adiantou que será realizada no dia 4 de dezembro a oficina “Mineração Responsável para o Desenvolvimento Regional: Construindo um Modelo para Mineratins”, com o propósito de subsidiar um Acordo de Cooperação a ser celebrado pela UFRJ, a partir das discussões estabelecidas durante o encontro. A Mineratins é uma empresa de mineração do governo do Estado do Tocantins.

Segundo o diretor, o acordo de cooperação visa preparar a empresa frente aos atuais desafios no campo socioambiental; mapear a atual estrutura da empresa frente a portfólios de negócios, prospecção mineral, tecnologias de informação e planejamento, corpo técnico e gerencial; prospectar suas interligações entre os níveis internacionais, nacionais e regionais para a implementação do Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS; construir parcerias para implementação de iniciativas conjuntas e mapeamento das potenciais fontes de recursos para este fim e para indução de pesquisas no tema.