Inovações tecnológicas sustentáveis são debatidas e apresentadas no 6° Workshop do PEA/UFRJ

Publicado em: 19/10/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Apresentações de trabalhos acadêmicos, minicursos e interação com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento marcaram o 6th Workshop on Environmental Engineering, do Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ (PEA/UFRJ), iniciativa realizada pela Escola Politécnica e Escola de Química. O evento reuniu entre os dias 20 e 22 de setembro, professores e egressos do PEA, além de representantes de empresas, para relevantes debates sobre soluções dos problemas ambientais.

A programação foi dividida em sessões que representam as diferentes linhas de pesquisa do PEA: Engenharia Sanitária, com a participação dos professores da Politécnica-UFRJ Mônica Pena e Isaac Volschan; do presidente da ABES, Miguel Alvarenga Fernández Y Fernández; e do pesquisador da Embrapa, Airton Kunz. A sessão Ambiente Construído foi tratada pelos professores da Politécnica-UFRJ Eduardo Qualharini, Bruno Barzellay e Assed Haddad, e pelo representante da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil – SUBPDEC, Alexander de Araujo Lima.

Dentro do tema Tecnologias Ambientais, o debate foi conduzido pelo professor da Politécnica-UFRJ George Brigagão, ao lado de Marcus Temke (Carbon Engineering); Maria Elisa Nagel Hassemer (UFSC) e Viridiana S. F. Leitão (INT). Já as professoras Susanne Hoffmann, da Escola de Química, e Ofélia de Queiroz do PEA/UFRJ, juntamente com Ayla Sant’Ana da Silva (INT), Electo Eduardo Silva Lora (UNIFEI) e Raquel Martin Henriques (EPE), participaram da sessão Ecologia Industrial, Segurança e Sustentabilidade.

Durante os três dias também foram realizados dois minicursos: Life Cycle Analysis: Principles and Applications, ministrado pela pesquisadora do Programa de Recursos Humanos da ANP PRH17/UFRJ, Elisa M. M. Esteves; e Sustainability, SDO and Decarbonization Policies, ministrado pela consultora em descarbonização e sustentabilidade em infraestrutura e projetos – Empresa Deloitte, Ana R. P. de Souza.

“O workshop teve por objetivo aumentar a interação do Programa de Engenharia Ambiental com empresas que atuam na área ambiental e com instituições e pesquisadores, a fim de fomentar a inserção dos egressos do PEA no mercado produtivo”, comentou a coordenadora do PEA, Ana Lúcia Nazareth da Silva, durante abertura do evento, que contou com a presença da diretora da Escola Politécnica, Claudia Morgado; da diretora da Escola de Química, Fabiana Valéria da Fonseca; do Superintendente Acadêmico de Pesquisa, Felipe Rosa, representando o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, João Mello, e da vice-coordenadora do PEA, Mayara Amario.

Alunos de mestrado e doutorado do PEA também tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos no formato 3 MT (Three Minute Thesis Challenge) como um concurso de comunicação em que os pesquisadores têm três minutos para apresentar um discurso convincente sobre sua tese ou dissertação, e sua importância na área ambiental.
Os vencedores, Ana Carolina Rosa, com o trabalho Enhancing Concrete Property Neural Network Modeling, e Rafael de Freitas Moura, com o trabalho Life cycle assessment of biorefinery with wastetreatment. Além deles, outros trabalhos de alunos também tiveram destaque, entre eles: Amanda Alves da Silva, Landslide Susceptibility Modelling by Machine Learning: Angra dos Reis City (RJ), Brazil; Jorge Mario Gonzales Farias, Study the link between the level of automation and the levels of sustainability, to manage efficiently the facilities system of a building; e Laís Brilhante, Proposal of mitigation strategies for stormwater and sanitary sewer system failures through urban water modeling in the municipality of Maricá.