Fluxo Consultoria completa 30 anos de história

Profissionais de diferentes gerações contam suas experiências na maior empresa júnior do país

Publicado em: 15/06/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Maior empresa júnior do país, a Fluxo Consultoria completou 30 anos de história no último mês. Ao longo de sua trajetória passaram mais de 2 mil membros de diferentes unidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – em sua maioria alunos de graduação da Escola Politécnica e da Escola de Química – que contribuíram para a entrega de mais de 1 mil projetos em Engenharia para mais de 900 clientes de diversos segmentos.

Atualmente, a empresa júnior (EJ) da UFRJ é a que mais fatura no país, com um valor vendido anual de R$ 8 milhões. Em 2019, a EJ atingiu a importante marca de R$ 1 milhão em seu faturamento durante a gestão de Rodrigo Farina, egresso do curso de Engenharia Civil. “A marca de R$ 1 milhão é algo que a Fluxo e a UFRJ devem se orgulhar. Crescemos 300% naquele ano para atingir essa meta e nos tornamos a maior empresa júnior do país, posto que nunca havíamos atingido e que não deixamos desde então”, destaca.

Farina conta que a experiência adquirida após participar de tantos projetos na Fluxo, deu a ele a bagagem necessária para fundar sua própria empresa, a Brota Company, maior startup de agricultura urbana da América Latina. “Tenho sócios que são ex-Fluxo, tenho investidores que são ex-Fluxo e tenho, especialmente, grandes amigos que carrego para a vida formados na Fluxo. Sempre digo e repito: a Fluxo te entrega o dobro de tudo que você entrega para ela”, reconhece o egresso.

Ele revela ainda que a EJ é um ambiente de testes, quase sem riscos, sendo a “categoria de base” ideal para o profissional do futuro. “Se você deseja aprender sobre projetos, marketing, gestão financeira ou qualquer outra coisa, pode fazer isso na Fluxo, em um ambiente de alta flexibilidade, grande apoio de outros profissionais e sem os riscos e entraves que você encontra no ambiente sênior”, disse.

O atual presidente da Fluxo, Matheus Melo, também concorda com Farina e reforça a importância do planejamento e entende que a receita para o sucesso está no comprometimento de cada integrante, apoio das instituições e dos professores em suas ações, aprendizado contínuo entre gerações e investimento em pesquisa e inovação.

“A Fluxo é uma empresa que em sua essência acredita e preza pela valorização do seu passado, pois acreditamos que é através do nosso legado que podemos aprender para crescermos mais e alcançar patamares nunca alcançados. É por conta de toda a expertise acumulada durante esses 30 anos que conseguimos alcançar o nível que estamos hoje, e, com certeza, tudo isso será a base para os objetivos ainda maiores que temos pela frente. Sempre valorizando a coragem e a determinação necessárias para promover as mudanças em prol do futuro”, comenta.

Já a coordenadora da Fluxo e também diretora-adjunta de Carreira e Empreendedorismo da Escola Politécnica, Maria Alice Ferruccio, explica os alunos recebem toda orientação de professores da UFRJ para o desenvolvimento dos trabalhos, desde o planejamento dos serviços de consultoria em engenharia e gestão até a entrega ao cliente.

– Analisamos com as equipes as demandas dos clientes; aprovamos o cronograma de atividades, e definimos as metodologias de aplicação e as soluções que serão apresentadas aos clientes. Acompanhamos de perto cada projeto para que os alunos consigam atingir os resultados esperados.

Início desafiador

O fundador-presidente da Fluxo, à época “Empresa Júnior de Engenharia da UFRJ”, Augusto Antoun, aluno do curso de Engenharia de Produção, diz que naquele tempo o conceito de empresa júnior ainda era muito pouco conhecido dentro das universidades brasileiras.

“Era uma novidade no país, não existiam referências por aqui. Foi um processo muito longo e  burocrático, demorando quase dois anos para ser concluído devido aos trâmites internos da UFRJ e o ineditismo do conceito. Tínhamos conversas frequentes com o decano (Prof. Mario Petzhold), professores da então Escola de Engenharia da UFRJ, da Engenharia Química e com a Coppe. Quem nos apoiou foi Prof. Petzhold e a nossa referência, a EJ da USP, a primeira EJ de engenharia do país. A assinatura do contrato social de abertura da júnior teve o peso da entrega de um projeto, o primeiro de todos nós. Foi um momento emocionante pois tínhamos o receio de nos formar sem vê-lo entregue. Poucas semanas depois colamos grau”, lembrou o engenheiro que não esconde sua gratidão pela UFRJ.

– Acredito que, junto com meus amigos de turma, deixei um legado para os alunos que nos sucederam. No meu caso, me senti satisfeito em retribuir à sociedade uma fração do que ela havia me oferecido através da UFRJ até aquele momento, e as portas que ela já estava me abrindo no mercado de trabalho. Poucos anos depois eu fiz um curso nos EUA e pude ver como é comum a doação de ex-alunos para as universidades onde eles se formam. Para todos nós foi um enorme aprendizado todo o processo de criação da empresa júnior, uma oportunidade a mais que a universidade nos deu. Certamente que toda articulação que foi feita ao longo do processo  de criação da Fluxo me ajudou no início da minha vida profissional.

Prêmios certificam qualidade e excelência

Por cinco anos consecutivos (2018, 2019, 2020, 2021, 2022), a Fluxo Consultoria ficou em 1°lugar no ranking das Empresas Juniores do Brasil e também já foi contemplada por inúmeros títulos estaduais, nacionais e internacionais. Por exemplo, os prêmios de maior Empresa Júnior do Brasil, nos anos de 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022; o prêmio de 1° lugar no case estratégico do Conselho Global de Empresas Juniores (JEWC), que é concedido pela apresentação do case no Junior Enterprise World Conference  2014, na Suíça; o prêmio de Alta performance concedido pela Riojunior, devido ao excelente desempenho alcançado tanto em 2018 como em 2020, além de outros.