Comemoração do Dia da Secretária na Politécnica

Publicado em: 04/10/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Em comemoração ao Dia das Secretárias e dos Secretários, celebrado na última sexta-feira (30/9), a direção da Escola Politécnica da UFRJ realizou palestra sobre autocuidado e qualidade de vida. O evento aconteceu no salão nobre da Decania do Centro de Tecnologia e reuniu cerca de 40 profissionais da instituição. 

A cerimônia foi conduzida pela diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado, com a participação da Pró-reitora de Pessoal da UFRJ, Neuza Luzia Pinto; da diretora adjunta de Desenvolvimento Humano (DADH), Luciana Ferreira Machado, e da técnica em Segurança do Trabalho da Escola Politécnica, Raquel Galdino. 

“Convidamos todos os funcionários de secretarias acadêmicas, departamentais e da própria Administração por entendermos que se tratam de profissionais com funções fundamentais para o andamento da Escola Politécnica, que é a maior de graduação da UFRJ. Esses funcionários garantem o funcionamento, apesar de todas as carências que temos, principalmente de recursos comparados a outras universidades”, destacou a diretora da Escola Politécnica. 

A Pró-reitora de Pessoal da UFRJ, Neuza Luzia, também reconheceu: “Posso afirmar e testemunhar o quanto é fundamental o papel destes servidores no cargo e tarefas que estão desempenhando. Sem a figura do assistente administrativo para sustentar as equipes e os gestores para que possam fluir os compromissos com tranquilidade, as coisas não aconteceriam”. 

Responsável pela apresentação da palestra “Qualidade de vida no fazer laboral: autocuidado”, Raquel Galdino, agradeceu o convite: “Adorei ter sido convidada para prestigiar meus colegas de trabalho e mais ainda sobre palestrar sobre um tema abrangente, profundo e de grande relevância para o cotidiano. Adoraria no futuro saber que as pessoas que participaram, colocaram em prática ao menos duas de cada recomendação de cuidados com a auto estima, de cada uma das áreas mencionadas”. 

Já Luciana Ferreira Machado, servidora há 29 anos da UFRJ, considerou importante a iniciativa. “A versatilidade e multiplicidade de habilidades do fazer laboral do secretária e secretário, alinhada com a exigência contemporânea do imediatismo no nosso dia a dia, nos faz voltar o olhar para a qualidade de vida desse profissional. O sujeito que voluntariamente doa, abriga, analisa, acolhe, compreende, auxilia, também deve ser valorizado”.