Calouros de 2024.1 são recepcionados pela Escola Politécnica

Publicado em: 26/03/2024 Escola Politécnica da UFRJ

A Escola Politécnica da UFRJ, através de seus diretores, coordenadores de cursos e veteranos, recepcionou 433 novos alunos durante a programação da Semana de Acolhimento aos Calouros 2024.1, organizada pela Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis (DAPE), em conjunto com toda a diretoria da Escola Politécnica.

Ao longo dos dias 18, 19 e 20 de março foram apresentados a eles toda estrutura de funcionamento da Escola Politécnica, centros acadêmicos, equipes de competição, empresa júnior e organizações estudantis, além dos programas de intercâmbio, o projeto CASA – iniciativa que propõe dar suporte aos alunos no desenvolvimento social, pessoal e emocional, por meio de orientação psicopedagógico e acolhimento psicossocial, e o Escritório de Carreira e Empreendedorismo, um serviço com o qual alunos e ex-alunos da Politécnica-UFRJ podem contar para construção de suas trajetórias profissionais.

Caloura de Engenharia Naval, a são-luisense Ingrid Cutrim considerou a programação do evento esclarecedora. “Achei as palestras bem explicativas sobre tudo que a universidade tem a nos oferecer, o que acho bem importante para quem está ingressando pela primeira vez numa instituição de ensino público e fica meio perdido. Gostei do acolhimento dos veteranos do meu curso também, desde as visitas que fizeram conosco até as brincadeiras de quebra-gelo. Foi uma semana em que aproveitei para conhecer melhor e pessoalmente todos os meus colegas de turma, já que vínhamos nos falando desde as primeiras chamadas do Sisu. Foi uma experiência boa e espero que continue sendo durante o curso”.

Já o calouro de Engenharia de Controle e Automação Leonardo Terres avaliou a recepção de forma positiva. “Foi essencial, tendo em vista que atrasa em apenas uma semana o início das aulas e abre a mente de muitos alunos que estão iniciando estudos de ensino superior. Isso facilita para o resto do período letivo. Gostei de ser recebido por diretores de várias áreas, dando a oportunidade de ouvirmos um pouco de tudo”. Outro calouro que também compartilha da mesma experiência é Nicholas Carrara, do curso de Engenharia de Materiais: “Achei bem informativa. Estou bem animado com o curso e espero um grande crescimento como pessoa e profissional”.

Natural de Ilhéus (BA), a caloura de Engenharia Metalúrgica, Tâmara Costa, entende que a vivência na semana foi bem diferente de qualquer outra coisa. “A quantidade de informações, o contato com empresas, equipes de competição e novas tecnologias, tudo contribuiu para compreensão da engenharia como um todo. A Escola Politécnica em pouco tempo de integração proporcionou um ambiente rico em conhecimento vindo de todas as partes, de pessoas de todas as idades. Não vejo a hora de descobrir tudo que ela é capaz de oferecer ao longo dos cinco anos de curso”.

Mais informações sobre a Semana podem ser conferidas em: www.calouros.poli.ufrj.br.