Aluna da Engenharia de Petróleo fica entre os 100 melhores de Ciências, Geociências e Engenharia

Publicado em: 05/03/2024 Escola Politécnica da UFRJ

Escolhida entre os 100 melhores estudantes de ciências, geociências e engenharia de instituições privadas e públicas do mundo para participar do IPTC 2024 Education Week, Nayana Campos Oliveira, graduanda do curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da UFRJ, foi a única representante brasileira da área de Engenharia no evento, que aconteceu entre os dias 10 a 14 de fevereiro, em Dhahran, na Arábia Saudita.

A estudante, que está no último período do curso, foi selecionada após avaliação de comitê multidisciplinar formado pelas quatro sociedades internacionais do setor de petróleo (SPE, AAPG, SEG e EAGE), que analisaram o desempenho e histórico acadêmico, carta de intenção, premiações e reconhecimentos, atividades extracurriculares principalmente focadas em liderança de mais de 500 candidatos. Além de integrar o seleto grupo, Nayana também conquistou o Punctuality Pro Award, prêmio individual concedido aos estudantes que tiveram melhor capacidade de gestão de tempo, organização, adaptabilidade e liderança.

Durante o evento, Nayana participou de diversas atividades que visam desenvolver competências profissionais; aprender com profissionais jovens e experientes; trabalhar em conjunto em projetos; estabelecer redes com os seus pares e executivos da indústria do petróleo e do gás; e participar de sessões técnicas e de painéis, que proporcionaram uma visão abrangente das últimas tendências, inovações e desafios que a indústria enfrenta.

O programa também busca preparar futuros profissionais e líderes para os inúmeros desafios e oportunidades relacionados ao futuro da energia. Prova disso é que os participantes foram desafiados a elaborar um projeto em grupo ao longo de dois dias para desenvolvimento de campo de petróleo, utilizando softwares SLB como PETREL, PIPESIM, IAM e INTERSECT.

“O projeto foi um desafio estimulante. A integração de diversos conhecimentos e competências de estudantes de diversas nacionalidades e formações, abrangendo geologia, geofísica e engenharia, contribuiu para uma perspectiva e abordagem diversificada, que conduziu para uma solução satisfatória, tornando esta experiência colaborativa altamente enriquecedora. O programa foi uma experiência educacional, profissional e cultural incomparável, repleta de aprendizado, conexões e celebração. Ao refletir sobre essa jornada de aprendizado e troca de ideias, sinto-me impulsionada a contribuir com mudanças no cenário energético, especialmente em relação aos desafios da sustentabilidade energética e aos caminhos que eu, como futura profissional, posso trilhar para moldar um futuro melhor”, avaliou a estudante.

A IPTC Education Week é um esforço colaborativo entre quatro sociedades internacionais, entre elas a Associação Americana de Geólogos de Petróleo (AAPG), a Associação Europeia de Geocientistas e Engenheiros (EAGE), a Sociedade de Geofísicos de Exploração (SEG) e a Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE).