Robôs da Minerva Bots conquistam bons resultados em desafio internacional de robótica

Publicado em: 20/05/2023 Escola Politécnica da UFRJ

A Minerva Bots, equipe formada por alunos da Escola Politécnica da UFRJ,
alcançou boas colocações em três categorias da RSM Challenge, desafio internacional de robótica, que reuniu mais de 50 equipes que representaram universidades do Brasil e do exterior. O bom desempenho da equipe na competição – realizada em Mogi das Cruzes, entre os dias 21 e 23 de abril, garantiu também aos seus integrantes cinco prêmios e um convite para participarem de eventos na Colômbia e México, com datas a serem definidas para o segundo semestre.

De forma autônoma – utilizando diversas estratégias programadas – e de forma
radiocontrolada, com piloto e copiloto, os robôs “Meri” e “Zé Pequeno”, colocaram a equipe da Politécnica entre as melhores nas categorias “Sumô Mini Radiocontrolado” e “Sumô Mini Autônomo” – conquistando o primeiro e o terceiro lugar, respectivamente. Ambas tinham como o objetivo tirar o oponente da arena, similar a dinâmica da tradicional luta japonesa.

Com o robô “Bigode”, a equipe ficou na terceira colocação em uma das categorias mais famosas, o “Combate”, peso “Beetles”, desafio que coloca os robôs para se enfrentarem em confrontos diretos dentro de arenas, tendo um piloto e copiloto para guiar o protótipo no campo. Já o robô “Atlas” alcançou a segunda posição mais alta do pódio no “Trekking”, prova que exige que o protótipo se localize no espaço e alcance três marcos postos no campo, enquanto desvia de obstáculos e se entende no espaço, traçando a trajetória de menor tempo de forma autônoma e superando desafios climáticos e de terreno (como luminosidade, chuva, temperatura e desníveis).

“Desde a pandemia, estávamos em uma situação crítica de defasagem de
material, conhecimento e dinheiro. Ano passado, na RSM, ganhamos apenas
um prêmio em sumô mini, com nosso Méri. Contudo, esse ano foi uma virada de chave”, avaliou a capitã da Bots, Rebecca Gomes Simão.

Resultados:

Sumô Mini Radiocontrolado
1º lugar (Robô Méri) e 3º lugar (Zé pequeno)
Sumô Autônomo
3º lugar (Robô Méri)