Prof. Fabio Krykhtine participa do 4º Fórum BRICS SCITECH na Rússia

Publicado em: 22/11/2023 Escola Politécnica da UFRJ

O professor Fabio Krykhtine do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da UFRJ foi convidado para participar do 4º Fórum BRICS SCITECH 2023 sobre Mecânica de Voo Espacial e Estruturas e Materiais Espaciais. O evento é promovido pela Universidade RUDN e será realizado entre os dias 28 de novembro a 1º de dezembro, em Moscou, na Rússia.

O professor apresentará o trabalho: “A Comparative Analisis of AI Techiniques Applied to Space and Air Traffic Deconflicting”, desenvolvido em parceria com professores Felix Mora Camino (ENAC), da França e Innocent Davidson (Cape Peninsula University of Tecnology), da África do Sul.

Além disso, também terá reuniões institucionais com o reitor da RUDN e acompanhará conferências sobre políticas espaciais, direito e economia; sensores e atuadores; materiais espaciais avançados; energia e propulsão espaciais; sistemas mecânicos e robóticos; equipamento de bordo; dinâmica de atitude; orientação, navegação e controle; e dinâmica orbital.

“Mesmo sem possuir um curso específico em ciências espaciais, a Escola Politécnica possui relevante participação no cenário mundial no fornecimento de mão de obra e talentos ao setor aeroespacial. Não é por acaso que a equipe de foguetes ficou à frente de equipes de escolas reconhecidamente de excelência no setor com laboratórios e estruturas inteiramente dedicadas a esse objetivo. Dos nossos cursos emergem talentos e formam profissionais com habilidades multidisciplinares”, opinou Krykhtine.

Segundo o professor, o convite da universidade russa é fruto de um trabalho feito pela Escola Politécnica nos últimos anos de estabelecer através da Superintendência Geral de Relações Internacionais a designação de um conjunto de Coordenadores Especiais para tratar de relacionamento exclusivo com os países do BRICS, com o propósito de reforçar a aliança de cooperação em ciência e educação.