Prof.ª Elen Pacheco do PEA/UFRJ recebe homenagem em sessão da Alerj prestigiada por representantes da cadeia produtiva da reciclagem

Publicado em: 17/05/2024 Escola Politécnica da UFRJ

A professora do Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ (PEA/UFRJ) Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco recebeu na manhã desta quinta-feira (16/5) homenagem em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na presença de representantes de cada setor da cadeia produtiva da reciclagem. A honraria foi concedida pela Associação Nacional da Cadeia Produtiva da Reciclagem (Ancapre) durante o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do RJ como forma de reconhecimento a personalidades que contribuem para o crescimento da cadeia produtiva da reciclagem.

A professora Elen Pacheco ao lado do presidente da Associação Nacional da Cadeia Produtiva da Reciclagem (ANCAPRE), Edson Freitas, na Alerj.

“A homenagem é resultado da união do ensino, pesquisa e extensão. A reciclagem sempre foi o tema de meus trabalhos, aplicando ciência e tecnologia em pesquisa de processos e produtos das cooperativas até os recicladores, incluindo a etapa de coleta seletiva”, celebrou a professora, que também atua no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano.

Entre os principais projetos desenvolvidos por Elen estão o trabalho junto ao Laboratório Núcleo de Excelência em Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável (NERDES), instalado dentro da UFRJ, sendo ele responsável por produzir pequenos artefatos, cuja matéria-prima é o resíduo gerado pela própria UFRJ. Também destacam-se projetos realizados com empresas de energia, outras entidades de pesquisa, empresas de processamento e recicladoras.

“Outro ponto não menos importante é o do ensino para a reciclagem, no qual estão envolvidas muitas tecnologias que precisam ser transmitidas aos nossos alunos e à sociedade e mostrar a eles sobre nosso papel dentro da cadeia de reciclagem”, lembrou a homenageada.

O presidente da Associação Nacional da Cadeia Produtiva da Reciclagem (ANCAPRE), Edson Freitas, destacou que a aproximação com a universidade é fundamental na dinâmica da economia circular. “Eu separava as garrafas, mas não sabia o que fazer com elas, e foi através da universidade que a gente foi aprendendo e percebendo que poderíamos fazer mais com o uso das tecnologias. Por exemplo, uma vez levei um projeto de telha feita de garrafa PET, que tinha um monte de erro, e a gente foi ajustando. A nossa história, principalmente na reciclagem do plástico, tem participação grande da universidade federal”.

A coordenadora do PEA, Ana Lúcia Nazareth, também parabenizou:

“É uma professora que atua forte na área de reciclagem, isso desde a época que ela era mestranda. Sempre foi incansável e esteve à frente de todos esses processos de reciclagem e de coleta de resíduos sólidos da universidade, especialmente no Centro de Tecnologia. O prêmio veio para contemplar toda uma luta que ela vem tendo durante esses anos na área de reciclagem”.

Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco

Possui graduação em Engenharia Química e Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez um pós-doutoramento no Lawrence Berkeley National Laboratory, Estados Unidos, na área de Gerenciamento Ambiental. Tem experiência na área de tratamento de resíduos sólidos poliméricos. Atua principalmente nos seguintes temas: reciclagem de plástico e borracha, gerenciamento de resíduos, coleta seletiva, avaliação do ciclo de vida e logística reversa.