PROART na Politécnica II: grupo de choro da UFRJ Sôdade Brasilis encantou o público

Publicado em: 18/08/2023 Escola Politécnica da UFRJ

No último dia 16, a Escola Politécnica da UFRJ recebeu o grupo de choro da UFRJ Sôdade Brasilis, através do projeto Ópera na UFRJ, da Escola de Música da UFRJ. A apresentação fez parte da iniciativa PROART na Politécnica, da Escola Politécnica da UFRJ e do Programa de Apoio às Artes (Proart), que prevê a realização de espetáculos, exposições e oficinas gratuitas, voltadas à comunidade acadêmica e também ao público externo ao longo deste ano.

O grupo de choro buscou trazer em seu repertório as influências musicais da Belle Époque (1870-1930) presentes nas práticas musicais urbanas contemporâneas, destacando os gêneros musicais, então em voga, como a valsa, a polca, o tango, o maxixe, o choro e o samba. Em memória a Manézinho da Flauta, o grupo interpretou “Saudade”, obra do compositor, com a participação de seu neto, também flautista.

Atuante desde 2008, o Sôdade Brasilis fomenta a vivência discente junto ao cenário musical operante na região metropolitana do Rio de Janeiro, impulsionando diálogos e interações extramuros aos campi universitários, incluindo os Mestres dos Saberes Populares, também conhecidos como Velhos Chorões, no intuito de promover e difundir mútuos benefícios artístico-educacionais.

Programação:

PROART na Politécnica III: 5 de setembro – Núcleo de Pesquisa em Dança e Cultura Afro-Brasileira (NUDAFRO) – Cia de Dança Contemporânea da UFRJ
PROART na Politécnica IV: 10 de outubro – Mostra de Direção Teatral
PROART na Politécnica V: 14 de novembro – Orquestra de Violões
PROART na Politécnica VI: 12 de dezembro – Orquestra de Sopros

Mais informações em: https://politecnicaufrj.wixsite.com/proartnapolitecnica.