Palestra sobre superestruturas de pontes dá início às aulas do PPE

Publicado em: 17/08/2022 Escola Politécnica da UFRJ

No dia 15 setembro, às 18h, o professor Ricardo Valeriano da Escola Politécnica da UFRJ irá proferir a palestra “Distribuição transversal de cargas móveis nas superestruturas de pontes”, na qual abordará diversos aspectos concernentes à determinação das solicitações de dimensionamento, fundamentais no projeto de pontes. O encontro, voltado para estudantes, docentes e profissionais de Engenharia Civil e Arquitetura, marca o início das aulas do Programa de Projeto de Estruturas (PPE).

Fotografia por Raphael Pizzino. Fonte: Panorama UFRJ

Na palestra também serão apresentados trechos de sua mais recente publicação, o livro “Pontes”, lançado pela Oficina de Textos, contendo os fundamentos da concepção, análise e dimensionamento de estruturas  típicas de pontes. Embora a abordagem seja genérica, aplicável tanto às estruturas metálicas ou mesmo em madeira, o detalhamento do dimensionamento é voltado para as estruturas em concreto, armado ou protendido. O livro é ilustrado com desenhos originais e fotografias, que auxiliam na compreensão das explicações didáticas e cálculos detalhados.

De acordo com o professor, conhecer o histórico do desenvolvimento das estruturas de pontes permite a compreensão da evolução das técnicas de construção e uso dos principais materiais, desde a madeira e a pedra até o aço e concreto. “Este bate-papo será apenas um aperitivo do que traz o livro e o PPE. Ambos darão uma visão geral dos sistemas estruturais empregados nos diferentes tipos, desde as pontes em arco, construídas nas civilizações da antiguidade”, destacou Valeriano, que integra o Departamento de Estruturas da Escola Politécnica.

Entre os aspectos que serão levantados pelo professor na palestra e que também são amplamente abordados no livro estão as propriedades e o comportamento mecânico do aço e do concreto, que determinam as relações tensão-deformação e dos limites de resistência; a forma da estrutura e a geometria viária no local onde será construída a ponte; a extensão do vão principal e a altura máxima dos pilares e as condições do subsolo; e as propriedades geométricas de seção transversal para a análise e dimensionamento.

“O objetivo é apresentar de forma didática e organizada os fundamentos técnicos envolvidos nesta especialidade da engenharia de estruturas. Como resultado de experiências profissionais ou acadêmicas, alguns tópicos mais raros ou pouco detalhados em outras publicações foram incluídos no livro, tais como a ação de gradiente térmico, ábacos para análise no Estádio II e linhas de influência de torção. Espera-se que o material apresentado possa auxiliar acadêmicos e profissionais de engenharia interessados no estudo de obras de arte especiais”, comentou o professor.

O bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Escola Politécnica da UFRJ.