Estudantes da Escola Politécnica e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ vencem concurso sobre Mobilidade Sustentável

Projeto apresentado pelos estudantes prevê a implantação do MagLev-Cobra na Cidade Universitária da UFRJ

Publicado em: 17/08/2022 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Seis estudantes de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFRJ e dois da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ conquistaram o 1º lugar no Concurso Mobilidade Sustentável na Cidade Universitária da UFRJ. O edital, promovido por unidades da UFRJ (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Coppe e pela Escola Politécnica), com apoio do Parque Tecnológico, previa a elaboração de projeto das estações e via elevada para o trem de levitação magnética (MagLev-Cobra) na Cidade Universitária da UFRJ, além do paisagismo e revitalização do entorno do projeto.

A partir dos projetos conceituais desenvolvidos pelos estudantes – que formaram a equipe “Caminhos Sustentáveis”, professores responsáveis pelo MagLev-Cobra pretendem apresentar propostas para potenciais investidores na busca de recursos e viabilização do projeto, que contribuirá ainda para o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o 11, de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Projeto vencedor do Concurso Mobilidade Sustentável na Cidade Universitária da UFRJ

Um dos critérios da competição foi utilizar materiais sustentáveis estudados na própria universidade. Para isso, a equipe vencedora lançou mão de diversos materiais, como polímero reforçado por fibra de vidro (PRFV) e concreto sustentável, com adição de materiais cimentícios suplementares (SCM) e resíduos de construção e demolição, além do uso da técnica de impressão 3D de concreto.

Para a concepção arquitetônica, o grupo se inspirou nas árvores de Ipê, presentes em todo o Campus da UFRJ, produzindo, deste modo, um contraste entre a leveza e suavidade das flores do Ipê e a resistência e durabilidade da madeira que o compõem. Esse contraste também está presente no próprio MagLev-Cobra, já que o veículo é leve, sua operação é silenciosa e, por outro lado, é composto por materiais resistentes e duráveis.

Além disso, a equipe buscou promover a revitalização do entorno do projeto, através da concepção de um parque linear, com ciclovia, integrando diferentes modais de transporte. Um mapeamento das árvores existentes foi feito a fim de implementar os elementos do parque evitando ao máximo a retirada da arborização existente. Cerca de 50 novas árvores serão plantadas, para que, ao fim de um período de amadurecimento e crescimento das mudas, possam atingir o tamanho ideal para fornecer sombra e exibir belas folhagens.

“Com esse projeto nós acreditamos que podemos contribuir para a implementação de uma das mais entusiasmantes e inovadoras tecnologias nacionais desenvolvidas nos últimos anos. Se nosso trabalho conseguir ajudar de alguma forma no sucesso do MagLev-Cobra será de muito orgulho para todos nós”, comentou Vinícius Marques, estudante de Engenharia Civil.

Já Izabela Moura, também estudante da Civil, considerou que participar do projeto foi extremamente gratificante, pois permitiu colocar em prática assuntos estudados na graduação e, ao mesmo tempo, aprender sobre temas diversos relacionados à mobilidade e sustentabilidade em projetos de engenharia civil. “O ponto forte do projeto foi a interdisciplinaridade e integração entre engenharia e arquitetura”, destacou.

A equipe contou com a participação dos estudantes Gabriel Nakalski, Ingrid Silva, Izabela Moura, Larissa Lira, Suzana Fernandez e Vinícius Augusto, da Engenharia Civil da Politécnica-UFRJ; Ana Clara Guerra e Carolina Vereza, da FAU/UFRJ; sob coordenação de Matheus Tinoco, doutorando no Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ.

Premiação

A cerimônia de premiação dos vencedores aconteceu no dia 18 de agosto, no térreo da FAU/UFRJ, com a presença do vice-reitor da UFRJ, Carlos Frederico Leão Rocha; do decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, Walter Suemitsu; do diretor da Coppe/UFRJ, Romildo Dias Toledo; do diretor da FAU/UFRJ, Guilherme Lassance; dos diretores adjuntos de Carreira e Empreendedorismo e Tecnologia de Inovação da Politécnica-UFRJ, Alice Ferruccio e Fernando Castro Pinto, respectivamente; dos organizadores do concurso, o professor da Politécnica-UFRJ Richard Stephan (e também projetista do MagLev), Adrielly Idalgo e Renan Couto Lisboa Pereira, e da coordenadora do evento e professora da FAU/UFRJ, prof.ª Patricia Lassance; além da comissão avaliadora e autoridades da UFRJ. A data também marcou o início da exposição dos projetos participantes, que irá até o dia 13 de setembro.

“Para nós foi uma experiência bem diferente porque os nossos estudantes até trabalham com essa questão do transporte, mas é claro, sem essa parceria que envolve a tecnologia agregada, com a solução, e aqui foi interessante ver como essa articulação se deu. Para os estudantes também foi uma oportunidade incrível de conhecer a competência do outro e perceber que ela não é completa, que precisa também de outros profissionais e conhecimentos para se estabelecer plenamente. A Arquitetura tem um pé grande na questão da valorização do patrimônio, no pensamento das tradições, e é fundamental que esteja mais envolvida nessa perspectiva tecnológica”, comentou o diretor da FAU/UFRJ, Guilherme Lassance.

O diretor adjunto de Tecnologia e Inovação, Fernando Castro Pinto, também avaliou de maneira positiva a integração entre as unidades da UFRJ para criação de projetos tecnológicos.

“É importante que a universidade se proponha a tirar do papel projetos que busquem uma inovação tecnológica real, palpável, e que traga algum benefício para sociedade. Mas, para você tirar um projeto desse do papel, precisa que haja interação entre diversas unidades da UFRJ para torná-lo bonito, funcional, economicamente viável e sustentável. E, esse projeto é muito interessante. A UFRJ tem condição de oferecer uma solução para o transporte urbano do campus e exportá-lo para a cidade do Rio, que é carente de transporte urbano de qualidade”.