Escola Politécnica é contemplada com o programa CAPES—COFECUB

Publicado em: 29/01/2024 Escola Politécnica da UFRJ
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Professores da Escola Politécnica da UFRJ, da Coppe/UFRJ, da Universidade de São Paulo em São Carlos (EESC/USP), da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e das universidades francesas Gustave Eiffel (UniEiffel), Grenoble Alpes e Nantes foram contemplados pelo programa CAPES-COFECUB, com o projeto “Soluções geotécnicas onshore e offshore na era da transição energética”. Ao todo foram selecionadas 35 propostas no Edital Nº8/2023, divulgado no dia 19 de dezembro, e cada uma receberá até R$ 1,7 milhão ao longo de quatro anos.

O projeto surge diante de novos e importantes desafios para a sociedade, com o aumento da demanda energética e as implicações relacionadas às mudanças climáticas nas próximas décadas, se tornou fundamental o desenvolvimento e o estudo de soluções para o suporte de estruturas offshore para exploração de energia, principalmente para atender as estratégias para os próximos 30 anos do setor energético brasileiro descritas no Plano Nacional de Energia 2050 – PNE 2050 do Ministério de Minas e Energia.

Na foto, da esquerda para direita: Marcio de Souza Soares de Almeida (Coppe/UFRJ), Maria Cascão Ferreira de Almeida (Politécnica/UFRJ), Alessandra Conde de Freitas (Politécnica/UFRJ) e Lucas Chinem Takayassu (ex-aluno que estará indo para a França para um sanduíche no seu doutorado).

Dividida em dois temas, a pesquisa foca no estudo de ancoragens e estacas para o suporte de turbinas eólicas offshore e plataformas FPSO (Floating Production Storage and Offloading), como: estacas torpedo, monopiles, âncoras mutualizadas e estacas helicoidais, e inclui simulações numéricas de corrida de detritos submarinos e subsidência do leito marinho. Já o segundo tema investiga o uso de fundações termoativadas para exploração de energia geotérmica superficial.

O projeto é baseado em modelagens física em centrífuga geotécnica e numérica, e em ensaios laboratoriais e em escala real e seus resultados serão usados para calibrar modelos numéricos visando definir diretrizes de projetos. O início das atividades está previsto para este primeiro semestre de 2024.

Confira a lista de docentes e das instituições envolvidas no projeto:

● Maria Cascão Ferreira de Almeida (Politécnica/UFRJ)
● Marcio de Souza Soares de Almeida (Coppe/UFRJ)
● Alessandra Conde de Freitas (Politécnica/UFRJ)
● Cristina de Hollanda Cavalcanti Tsuha (EESC/USP)
● André Teófilo Beck (EESC/USP)
● Fernando Luiz Lavoie (EESC/USP)
● Fernando Saboya Albuquerque Jr. (UENF)
● Sérgio Tibana (UENF)
● Luc Thorel (Université Gustave Eiffel)
● Matthieu Blanc (Université Gustave Eiffel)
● Thierry Dubreucq (Université Gustave Eiffel)
● Jean de Sauvage (Université Gustave Eiffel)
● Thibault Badinier (Université Gustave Eiffel)
● Orianne Jenck (Université Grenoble Alpes)
● Daniel Dias (Université Grenoble Alpes)
● Alice Di Donna (Université Grenoble Alpes)
● Christophe Dano (Université Grenoble Alpes)
● Abdul-Hamid Soubra (Nantes Université)