Equipes de competição da UFRJ expõem suas inovações em evento no CCBB Rio

Publicado em: 09/05/2024 Escola Politécnica da UFRJ

Três equipes de competição vinculadas à Escola Politécnica da UFRJ (Baja, Nautilus e Rockets) marcaram presença na programação do IP Day, realizado no dia 26 de abril no CCBB Rio – Centro Cultural Banco do Brasil. O evento, promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) e pela UFRJ, buscou celebrar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, com a exposição de projetos de pesquisa e desenvolvimento, e de inovação tecnológica.

A UFRJ Nautilus, equipe dedicada ao segmento competitivo de veículos submarinos autônomos (AUVs – sigla em inglês), apresentou o projeto “BR Hue”, que participa anualmente de edições da RoboSub, maior competição internacional de AUVs, realizada nos Estados Unidos. Já a Minerva Baja apresentou um protótipo de veículo híbrido que tem como fonte principal de energia o gás hidrogênio, voltado para o segmento automotivo.

Outra equipe também presente no evento foi a Minerva Rockets, responsável pelo desenvolvimento do Aurora, um foguete de sondagem atmosférica para transporte de Cubesats com apogeu de 3 km e característica modular, construído originalmente com acopladores rosqueados, sem parafusos no externo da fuselagem, garantindo ao foguete independência dos módulos e otimização da aerodinâmica.

A programação contou com a parceria dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), além do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês).

“Propriedade Intelectual é de suma importância para a geração de riqueza em qualquer nação. É a forma de remunerar o esforço criativo, agregador de valor. Para o desenvolvimento do Brasil é fundamental que mais e mais pessoas se integrem a esse processo inventivo criando novos e/ou melhores produtos para a sociedade. Por isso a Escola Politécnica da UFRJ busca formas de incentivar seu corpo discente a participar nesse processo e interagir com o mercado”, comentou o diretor adjunto de Tecnologia e Inovação (DATI) da Politécnica-UFRJ, Fernando Castro Pinto.