A Escola Politécnica da UFRJ realiza a Semana do Meio Ambiente 2022, de 7 a 9 de junho, com o objetivo de debater assuntos relacionados à preservação do meio ambiente e também fazer um alerta sobre a importância da sustentabilidade.
O evento, que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), será on-line, com transmissão pelo canal da Escola Politécnica no YouTube e início às 13 horas.
Dividida em três aspectos (desastres ambientais e a drenagem urbana; gestão de resíduos sólidos; e transição energética, gás natural e descarbonização), a programação contará com palestras de professores da Politécnica-UFRJ e profissionais ligados à área ambiental.
O evento está sendo organizado pela coordenadora da Engenharia Ambiental Monica Pertel; pelo coordenador do Programa de Engenharia Urbana (PEU) Julio Torres; pela coordenadora do Programa de Engenharia Ambiental (PEA) Lidia Yokoyama; e pela diretora de Ensino do Grêmio Acadêmico de Engenharia Ambiental (GAEA) Manoela Menna Barreto Paulos.
Para ser lembrado do evento e poder receber declaração de participação, faça a sua pré-inscrição no link ao final do texto.
Programação do dia 9 de junho da Semana do Meio Ambiente 2022:
O Setor de Óleo e Gás no Brasil e Destaques para a Transição Energética
Marina Abelha, Superintendente de Exploração na ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Monetização de gás natural, descarbonização e eletrificação
Ofélia de Queiroz, Professora Titular do Departamento de Engenharia Química da Escola de Química da UFRJ e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Politécnica-UFRJ
Os desafios que o crescimento da geração eólica e solar traz para os Sistemas Elétricos
Robson Francisco da Silva Dias, Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da UFRJ e Coordenador do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE
Eficiência energética, energias renováveis e tecnologias do Hidrogênio: Benefícios e desafios visando à descarbonização
Ary Vaz Pinto Jr., Chefe do Departamento de Materiais, Eficiência Energética e Geração Complementar do Cepel
Mediação
Ofélia de Queiroz, Professora Titular do Departamento de Engenharia Química da Escola de Química da UFRJ e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Politécnica-UFRJ