Edital de bolsas de graduação para alunos (as) negros (as) – CAC Carrefour

Informações do evento

Data do evento: 02/04/2024a 12/04/2024

Tipo: Evento Interno

Prezados alunos, boa tarde!

Feliz de anunciar que ganhamos no edital do Carrefour 13 bolsas para alunos negros(as).

4  para Engenharia Naval e Oceânica,

4 para Engenharia Eletrônica e Computação,

5 para Engenharia de Computação e Informação.

Informações sobre a origem da bolsa

Prazo de Inscrição

02/04/2024 até 12/04/2023

Links da Inscrição

Engenharia Naval e Oceânica

Engenharia Eletrônica e Computação

Engenharia de Computação e Informação

EDITAL

Prezados Alunos (as),

Dentro do Programa de Ações Afirmativas da Escola Politécnica, este formulário tem o objetivo de promover a inscrição de alunos(as) negros(as) dos cursos Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Eletrônica e Computação, Engenharia de Computação e Informação para o processo público de seleção de candidato(a), a fim de atender à demanda de 13 vagas disponibilizadas através do Edital do GRUPO CARREFOUR de chamamento público para ações afirmativas de concessão de bolsas de estudo e permanência para cursos de graduação e programas de pós-graduação em instituições de ensino públicas e privadas, ano 2022.

I – DA BOLSA:

A bolsa de permanência terá o valor de R$1.000,00 (um mil reais), valor bruto sujeito à dedução de eventuais impostos devidos, com pagamento mensal, concedida semestralmente, e sua renovação se dará até a conclusão do curso.

II- DAS EXIGÊNCIAS:

Os candidatos para o processo seletivo deverão cumprir as seguintes exigências, conforme o Edital CARREFOUR:

1.Ser considerado negro(a), em processo oficial de UFRJ de heteroidentificação; (caso tenha entrado por ampla concorrência, será realizada a heteroidentificação oficial da UFRJ)

2. Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa de estudo integral; ou ser oriundo de família com renda igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos (um salário-mínimo e meio) per capita;

3. Estar com matrícula ativa no Curso de Engenharia de Computação e Informação da Escola Politécnica da UFRJ;

4. Não estar recebendo bolsas da CAPES, FAPERJ ou CNPq;

5. Não ocupar cargo ou emprego público, ou estar vinculado a qualquer empresa, que realize ou possam realizar auditorias e atividades de fiscalização no GRUPO CARREFOUR;

III- DA MANUTENÇÃO DA BOLSA:

Com o objetivo de manter continuamente a bolsa de permanência, o aluno(a) candidato(a) se compromete às seguintes regras, conforme o Edital CARREFOUR:

1. Concluir o curso no prazo de 10 (dez) períodos letivos;

2. Não poder ser reprovado/a em nenhuma disciplina;

3. Obedecer à frequência mínima exigida nas disciplinas e no curso.

OBS: Havendo casos em que o aluno/candidato seja afastado devido à licença maternidade ou questões de saúde, a Instituição de Ensino comunicará imediatamente a Instituição Gestora a fim de que esta última tome as providências necessárias para andamento da bolsa;

IV- DOS CRITÉRIOS CLASSIFICATÓRIOS DE SELEÇÃO:

Os alunos (as) inscritos (as) serão classificados (as) seguindo os critérios classificatórios abaixo:

1º) menor renda familiar;

2º) notas (ENEM, vestibular, classificação do vestibular)

3º) menor Índice de Desperiodização (IDP)) do aluno (a), constituído por formulação considerando a diferença entre a informação de Períodos Integralizados (PI) do aluno (a), registrado no BOA e o seu Percentual do Total de Créditos (PTC) curriculares concluídos, conforme a seguinte formula:IDP=PI–(PTC/10), sendo PTC=100x(Créditos Obtidos Acumulados/Total de Créditos a ser Cumprido);

A DAPE se coloca à disposição para qualquer tipo de esclarecimento.