Trancamento/ Destrancamento de Matrícula/Cancelamento de Matrícula

O aluno admitido na UFRJ, por concurso de acesso aos cursos de graduação, transferência externa, transferência ex-officio ou isenção de vestibular, poderá solicitar o trancamento após cursar na Escola Politécnica da UFRJ, com aproveitamento, um mínimo de 12 créditos. O interessado poderá solicitar o trancamento de matrícula na secretaria do curso através do preenchimento de formulário específico, em período de datas oficialmente previsto no Calendário Acadêmico.

O aluno com matrícula ativa que não efetuar inscrição em disciplinas no prazo determinado pelo Calendário Acadêmico do período em curso, ou que, ao fim do período letivo, apresentar coeficiente de rendimento igual à zero (CR=0) terá́, no período subsequente, sua situação alterada para Trancamento Automático por um período letivo. O aluno que estiver com a mensagem “Trancamento Automático” em seu boletim deverá procurar a Coordenação do curso para buscar informações de como poderá ́ proceder para reativar a matrícula. 

O aluno em situação de Trancamento Automático de matrícula que, no período subsequente, não efetuar inscrição em disciplinas, terá sua matrícula cancelada por abandono em caráter irreversível. O trancamento de Matrícula (Solicitado e automático) somente será́ permitido por até 04 (quatro) períodos letivos. §1o Os períodos letivos de Trancamento Solicitado poderão ser consecutivos ou não. §2o Os períodos de Trancamento Automático não poderão ser consecutivos. §3o O aluno com Trancamento Solicitado poderá́ retornar às atividades discentes, antes de decorrido o prazo, previsto no caput do artigo, mediante solicitação à Coordenação de Curso, através de formulário próprio, em período de datas oficialmente previsto no Calendário Acadêmico.

Deve ser observado que a regra do trancamento automático não poderá ser aplicada aos alunos que tenham totalizado menos do que 12 créditos na UFRJ. Desta forma, o aluno que totalizou menos que 12 créditos na UFRJ poderá ter a matrícula cancelada diretamente, tendo em vista que o mesmo não poderá ter trancamento automático.

Aquele que teve sua matrícula cancelada por conclusão de curso e deseja dar prosseguimento a seus estudos, deverá se candidatar ao edital de isenção de concurso, não existindo rematrícula automática. 


Como faço para solicitar o trancamento da matrícula?

O aluno deve encaminhar o formulário de trancamento de matrícula e o nada consta da biblioteca (Requerer o nada consta pelo e-mail biblioteca@ct.ufrj.br) por e-mail à secretaria acadêmica do Curso, em conformidade com o calendário acadêmico em vigência. Para trancamento de matrícula em caráter excepcional (se tiver menos de 12 créditos cursados com aproveitamento ou fora do prazo do calendário acadêmico vigente), deve entrar em contato com a Seção de Ensino do CT (ensino@ct.ufrj.br; roberto@ct.ufrj.br / Local: 1º andar, lig ABC, sl.114, telefone: 39287324).

Como faço para solicitar o destrancamento de matrícula?

O(A) aluno(a) deve encaminhar o formulário de destrancamento de matrícula por e-mail à secretaria acadêmica do Curso, em conformidade com o calendário acadêmico em vigência.

Como faço para solicitar o cancelamento de matrícula?

O(A) aluno(a) deve encaminhar o formulário de cancelamento de matrícula e nada consta da biblioteca (Requerer o nada consta pelo e-mail biblioteca@ct.ufrj.br) para o e-mail daex@poli.ufrj.br. Este formulário é de uso específico de alunos(as) da Escola Politécnica. Alunos(as) de outras Unidades devem procurar a sua Secretaria Acadêmica para dirimir suas dúvidas.

Em caso de dúvidas, entre em contato através dos e-mails da Diretoria Adjunta de Ensino e Extensão:
daex@poli.ufrj.br

O trancamento de matrícula é regulamentado pelas resoluções – CEG 03/200801/2010 e 01/2017.