PEA e PR2 colaboram em projeto social no Conjunto de Favelas da Maré

Publicado em: 13/06/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

O Programa de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica e da Química da UFRJ (PEA/UFRJ), em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ (PR2/UFRJ), está colaborando com o projeto Núcleo Ecoclima, iniciativa da ONG Redes da Maré e da Petrobras. Ao longo de 24 meses, 20 bolsistas do ensino médio e superior e também moradores do Conjunto de Favelas da Maré vão participar de um curso sobre os impactos das mudanças climáticas e das ações humanas no Meio Ambiente.

De acordo com a coordenadora do Programa de Engenharia Ambiental (PEA/UFRJ), Lidia Yokoyama, a instituição promoverá cursos lúdicos sobre temas da Educação Ambiental e da Engenharia Ambiental, usando Metodologias Ativas de Aprendizagem. Além disso, contribuirá com a implementação de pilotos adaptados aos espaços físicos de uma comunidade, tais como: telhado verde, compostagem, tratamento de esgoto e aproveitamento do biogás, recuperação do manguezal no entorno, reciclagem de resíduos de plásticos e eletroeletrônicos.

Foto: Patrick Marinho/Redes da Maré

“Este projeto é de grande importância para a UFRJ, decorrente da participação e contribuição direta dos alunos e professores do curso de graduação em Engenharia Ambiental e do PEA/UFRJ. Dessa forma, o projeto estará alinhado com as políticas públicas da ONU, contribuindo aos ODS #6 (Água Potável e Saneamento), ODS #3 (Saúde e Bem Estar), ODS#13 (Ação contra a Mudança Global do Clima), com efeitos nos ODS #14 (Vida na Água)e ODS # 15) e promovendo o ODS #12 (Consumo e Produção Responsáveis)”, explica Lidia Yokoyama.

Para isso, os professores do PEA/UFRJ Ana Lucia Nazareth, Cristina Nassar, Elen Pacheco, Lídia Yokoyama, Marcos Barreto, Monica Pertel e Ofélia Queiroz irão lecionar aulas em formato remoto e presencial para estes jovens, com o propósito de melhorar a educação e aumentar a conscientização de moradores para temas como reciclagem de resíduos, reuso de água, redução de calor, entre outros.

“A PR2 apoia e dará todo o suporte necessário para que projetos que unifiquem a extensão, ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa aconteçam porque será por meio destes projetos, que trazem a tecnologia para a sociedade, que faremos uma verdadeira ressignificação dos projetos de pesquisa associados a extensão na UFRJ”, destacou a professora Denise Maria Guimarães Freire, Pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa da UFRJ (PR-2/UFRJ).

Mais informações sobre a iniciativa em https://www.redesdamare.org.br/br/info/84/ecoclima.