Antonio Salles
STI Poli UFRJ – Setor de Tecnologia da Informação
Analista de Tecnologia da Informação – Administrador SEI
Objetivo:
Apresentar o funcionamento básico do SEI 4.0, com conteúdos teóricos e práticos,
a fim de facilitar a operação cotidiana do sistema.
Duração:
2 horas
Material Didático:
Conteúdos abordados:
Conteúdos teóricos abordados:
- Processo físico
- Processo Eletrônico
- Documento Eletrônico
- SEI – Sistema Eletrônico de Informações
- Ambientes do SEI
- Tipos de documentos dos Processos do SEI
- Níveis de acessos aos Processos e seus documentos no SEI.
- Etapas para a tramitação de processos
- Interface do SEI
- Orientações para saber mais sobre o SEI.
Conteúdos Práticos Abordados:
- Criação de um processo
- Inclusão de Documento Interno
- Assinatura de Documentos Internos (da mesma unidade)
- Inclusão de Documento Externo – Nato Digital
- Inclusão de Documento Externo – Digitalizado na Unidade
- Autenticação de Documento Externo digitalizado na unidade
- Envio de processos a outras unidades
- Sobrestamento do processo
- Conclusão do processo
- Pesquisa pública de processos do SEI
- Recursos para orientação e organização de Processos.
- Bases de Conhecimentos
- Organizando Processos: Atribuições, Anotações e Marcadores
- Assinaturas de documentos Internos em diferentes unidades – Bloco de Assinaturas
Atividade Prática – Construção de Processo:
Cenário para a construção do processo:
Em função do tempo de duração do treinamento, vamos apresentar um cenário reduzido para a construção de um processo. Este cenários abordará a criação do processo, a inclusão de documento interno, a inclusão de documento externo nato digital, a inclusão de documento externo digitalizado na unidade e o envio deste processo a outra unidade. Serão abordados neste cenário, também, a assinatura de documentos internos e formas para melhor organização dos processos.
Considere a criação, resumida, de um processo de Qualificação profissional. O funcionário cria este processo, anexa documentos (folha de informação, certificado de conclusão do curso, documento de identidade e documento com o “de acordo” da sua chefia imediata. Posteriormente envia este processo ao Setor de RH.