Site UFRJ

 

Alunos e ex-aluno da Politécnica desenvolvem projeto de mentoria e trabalho voluntário para melhorar a qualidade de vida da Ilha do Governador

Notícias
 
Engenharia Oceânica da UFRJ fica pela 5ª vez entre as melhores do mundo


O LabOceano: um dos maiores tanques de ensaio para simulações offshore do mundo

A Engenharia Oceânica da UFRJ acaba de ser eleita a melhor das Américas e a 27ª melhor do mundo. É o que apontam dados divulgados pelo Ranking Global de Assuntos Acadêmicos 2021 (GRAS), da consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy.  O curso engloba a graduação da Escola Politécnica e o mestrado e o doutorado da Coppe e figura entre as cinquenta melhores do mundo há cinco anos.

O GRAS é a subdivisão temática do Ranking Mundial Acadêmico de Universidades (ARWU). Elaborado anualmente com base nos dados de quatro mil universidades, o ranking está dividido em 54 temas, os quais estão organizados em cinco grandes áreas do conhecimento: Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.

Para o coordenador do curso de Engenharia Naval e Oceânica da Politécnica, Luiz Felipe Assis, a boa avaliação dos critérios se dá ao investimento da universidade na área, principalmente na infraestrutura dos laboratórios de ensino e pesquisa.

“Os critérios são objetivos e envolvem o número de formados, o perfil do corpo docente e a produção acadêmica de alta qualidade. Tudo isso aliado à infraestrutura, que dispõe de um dos maiores tanques de ensaio para simulações offshore do mundo. Além disso, o desenvolvimento de pesquisas de alto nível na área de exploração e produção de petróleo de gás offshore, onde o Brasil tem grande expertise, também contribui para este reconhecimento”, avaliou Assis.

Já o professor Jean-David Caprace, coordenador do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe, celebrou a conquista e assinalou a importância do feito para a empregabilidade dos formados na graduação e pós-graduação da Oceânica: “Pela 5ª vez ficamos entre as principais universidades do mundo. Esse ótimo desempenho reflete a excelência da produção acadêmica reconhecida internacionalmente em publicações indexadas de alto fator de impacto. Todos esses fatores fazem com que os alunos da UFRJ tenham a sua formação reconhecida pelo mercado de trabalho”.

21/05/2021
Escola Politécnica da UFRJ

 
 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli