Alunos e ex-aluno da Politécnica desenvolvem projeto de mentoria e trabalho voluntário para melhorar a qualidade de vida da Ilha do Governador

Politécnica promove debates sobre a participação das mulheres na Engenharia

No Dia Internacional das Mulheres na Engenharia (23 de junho), a direção da Escola Politécnica da UFRJ promove evento para discutir iniciativas para maior inserção da mulher nas escolas e no mercado profissional da Engenharia, em seu canal no YouTube. Este é o segundo evento relacionado à campanha “Mais mulheres na Engenharia #EsseLugarTambémÉMeu”, lançada em maio de 2019.

A mesa de abertura será às 14h, com a participação da diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Adriana Tonini, da Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2) da UFRJ, Denise Maria Guimarães Freire, da vice-diretora da Escola de Química da UFRJ, Fabiana Valéria da Fonseca, e a diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia do Rosário Vaz Morgado.

Na sequência, três mesas-redondas reúnem alunas, professoras, dirigentes de instituições de ensino e engenheiras em posições de liderança fora da academia. Às 15h30, “Na sala de aula - O que passam e o que pensam estudantes de engenharia”; às 17h, “No mercado de trabalho: os desafios de engenheiras em posições de liderança”; e às 18h30, “No ensino - Reflexões de dirigentes mulheres de escolas de engenharia sobre os incentivos à inserção feminina nos cursos de engenharia”. (Veja a lista de debatedoras no fim do texto.)

O Dia Internacional da Mulheres na Engenharia foi criado pela Women's Engineering Society (WES) do Reino Unido, com objetivo de fortalecer o espaço das engenheiras na profissão.

Segundo a diretora da Politécnica-UFRJ, Cláudia Morgado - primeira mulher a ocupar esse cargo na instituição que tem 228 anos – a presença feminina em cargos de liderança e em equipes de desenvolvimento de novos projetos é um imperativo para competitividade das empresas, porque a diversidade de gênero promove mais inovação e a sustentabilidade das sociedades.

“As mais renomadas escolas de engenharia do mundo tem implementado políticas de inserção de alunas nos cursos de engenharia, é uma demanda emergente da indústria. Temos muito que construir em todos os espaços, da sala de aula ao mercado. Queremos divulgar as conquistas femininas e incentivar o debate sobre a importância das mulheres para o desenvolvimento dos países”, assinala Cláudia Morgado.

A diretora da Politécnica-UFRJ informa que as convidadas vão apresentar dados e experiências importantes em seus campos de atuação. “Acredito que será uma troca rica e necessária para avançarmos. E esse é um debate para todos. Estamos dando voz às mulheres nas mesas, mas o público masculino será muito bem-vindo para participar dos debates”, comenta a diretora.

14h - Mesa de abertura
Participantes:
Adriana Tonini - Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq
Denise Maria Guimarães Freire - Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2) da UFRJ
Fabiana Valéria da Fonseca - Vice-diretora da Escola de Química da UFRJ
Cláudia do Rosário Vaz Morgado - Diretora da Escola Politécnica da UFRJ

15h30 - Na sala de aula: o que passam e o que pensam as estudantes de engenharia
Maria Eduarda Furtado - Representante do Coletivo Mulheres na Engenharia UFSC
Vanessa Menezes - Representante do Coletivo A Fala é Delas da UFF
Camile Gonçalves - Representante do Coletivo ComCiência Feminina da UFRJ
Mediação:
Marta Tapia - Diretora Adjunta de Políticas Estudantis (DAPE)