Alunos e ex-aluno da Politécnica desenvolvem projeto de mentoria e trabalho voluntário para melhorar a qualidade de vida da Ilha do Governador

Aluno da Politécnica é embaixador do World Nuclear Energy Day

Vinícius Monteiro

Vinícius Monteiro, aluno do décimo período de Engenharia Nuclear da Escola Politécnica, recentemente se tornou embaixador na América do Sul do World Nuclear Energy Day, após responder a uma chamada da organização do evento. Ele tem a missão de articular uma programação de atividades que aumentem a conscientização sobre as contribuições positivas que os sistemas de energia nuclear fazem à sociedade. O evento será realizado no dia 2 de dezembro, com ações simultâneas em diferentes países.

A participação no evento é voluntária e a organização das ações conta com a contribuição dos alunos Igor Monsueto, Gabrielly Carvalho, João Pinto, Daiana Ribeiro, Samara Mendes e Andrey Thomé, e apoio de todo o corpo docente do Departamento de Engenharia Nuclear.

“Estamos planejando fazer palestras, workshops, lançar vídeos curtos e criar publicações informando o público sobre o assunto. Temos tido reuniões mensais com embaixadores de outros países para alinharmos outras ações, lembrando sempre em consideração a situação pandêmica”, contou o aluno

Segundo a coordenadora do curso, professora Andressa Nicolau, embora  recente, criado em 2020, o evento  é uma ótima oportunidade de difundir informações sobre a área nuclear. “A energia nuclear ainda é um tabu e vista como algo ruim.  Será importante nosso curso participar dessa iniciativa de mostrar as virtudes e os benefícios da energia nuclear”.

A data foi escolhida para reconhecer o primeiro reator nuclear de Fermi, denominado Chicago Pile-1, sendo também o primeiro a criar uma reação em cadeia autossustentável, em 2 de dezembro de 1942.

Quem tiver interesse em participar, pode entrar em contato com os alunos envolvidos. Outras informações sobre o World Nuclear Energy Day estão disponíveis em: https://worldnuclearenergyday.org/.

Superação pessoal

Diagnosticado com síndrome de Asperger (transtorno de desenvolvimento que afeta a capacidade de se socializar e de se comunicar com eficiência), em 2019, Vinícius encara o evento como um grande desafio pessoal.

“Estou me superando cada vez mais para poder interagir com pessoas desconhecidas e receber algum tipo de atenção. São coisas que jamais faria anos atrás. Estou encarando como uma grande superação, pensando na importância da energia nuclear na nossa sociedade e espero inspirar os outros alunos a fazer o mesmo”, disse o aluno.

21/05/2021