Série de reportagens sobre impactos climáticos destaca projetos da Enactus UFRJ

Publicado em: 17/08/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Dois projetos conduzidos pela Enactus UFRJ – organização sem fins lucrativos que visa estimular estudantes universitários a mudarem o mundo a partir da sua capacidade empreendedora e de transformação, foram destacados em série de reportagens sobre impactos climáticos e ações afirmativas nas favelas cariocas. Os textos, publicados no site RioOnWatch, serão utilizados como recurso pedagógico em escolas públicas de Niterói.

Entre as iniciativas mencionadas, está o projeto Teto Verde, que busca ampliar as zonas de vegetação nas comunidades, através do crescimento de plantas em cima dos telhados, amenizando assim a temperatura interna das residências. A implementação dessa tecnologia estimula também o contato dos moradores com a natureza e democratiza o conhecimento acerca dos benefícios de um estilo de vida sustentável.

De acordo com a presidente da Enactus UFRJ, Isabela Mattos, o projeto está alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, pois aplica técnicas voltadas para diminuição da temperatura do espaço interno e traz conforto térmico, bem estar físico e mental para os moradores. “Essas ações estão diretamente ligadas a um planejamento urbano mais consciente e sustentável, e formaliza uma relação harmônica entre a cidade e o Meio Ambiente”, opinou.

Com a proposta de melhorar o sistema de descarte de lixo na favela Santa Marta e tornar o espaço mais salubre, o projeto Santa Horta promove a sensibilização ambiental da comunidade sobre descarte incorreto de resíduos sólidos em terrenos ociosos, mediante a revitalização desses espaços, por meio da implementação de um sistema de hortas dentro da comunidade. Além disso, o projeto atua na creche Mundo Infantil, localizada também na comunidade, como uma forma de complementar a educação ambiental e sensibilizar, desde cedo, o público infantil.

“Desenvolvemos um modelo de negócio lucrativo para os moradores do Santa Marta, através da comercialização dos alimentos colhidos e da produção de mudas de temperos desenvolvidas pelos participantes, a fim de estimular o empreendedorismo na comunidade”, avaliou a membra do projeto Maryana Luiza. E concluiu: “É muito gratificante poder compartilhar histórias e entender que o trabalho que nós fazemos, de pouquinho em pouquinho, tem um impacto relevante e reconhecido”

As reportagens são uma iniciativa do Digital Brazil Project do Centro Behner Stiefel de Estudos Brasileiros da San Diego State University (SDSU), na Califórnia; do Núcleo de Estudos Críticos em Linguagem, Educação e Sociedade (NECLES), da UFF; e do RioOnWatch. A reportagem completa “Ilhas de calor e ilhas de frescor: Enactus-UFRJ ajuda comunidades contra temperaturas extremas”, pode ser visualizada aqui.

Enactus UFRJ

Foi fundada em 2012 por estudantes da Engenharia de Produção da Escola Politécnica da UFRJ, a Enactus-UFRJ atualmente conta com cerca de 30 membros ativos de diferentes cursos de graduação, dois professores conselheiros e parceiros diversos dos setores público e privado.

“Os projetos da Enactus UFRJ, enquanto ações de extensão universitária, têm dois grandes objetivos: promover transformações socioambientais concretas e relevantes para a Sociedade através da ação direta e da partilha de conhecimento de todos os envolvidos, e criar oportunidades de aprendizado experiencial para os alunos da Universidade, complementando sua formação acadêmica com habilidades práticas e atitude cidadã, e, consequentemente, contribuindo para que nossos egressos saiam mais preparados para construir um mundo melhor do que este que estão recebendo”, explicou o coordenador da Enactus e também professor da Politécnica-UFRJ, prof. Vinícius Cardoso. E avaliou:

“As atividades de extensão, recentemente tornadas mandatórias em todos os currículos do Brasil, mostram-se cada vez mais fundamentais para o êxito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão exigida na Constituição.”