Regras do debate oficial para escolha da direção da Politécnica-UFRJ são definidas

Publicado em: 11/11/2021 Escola Politécnica da UFRJ
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Consulta para Direção da Escola Politécnica – Quadriênio 2022 – 2026

Aprovada em Sessão da Congregação Ordinária de 29.09.2021 e instalada em 04/10/2021

REGRAS DO DEBATE

Definidas em reunião com as chapas em 09/11/21

1) O debate oficial será realizado no dia 18/11/2021, com início às 18:00 e com término às 19:30 e será transmitido ao vivo no portal online da Poli na plataforma YouTube;

2) O STI/Poli será responsável por planejar, implementar e operar toda a parte técnica deste debate;

3) Cada chapa terá 15 (quinze) minutos para fazer a sua apresentação de planos e propostas para os 4 (quatro) anos de gestão, a saber início em 2022 e término 2026;

4) Findos os 15 (quinze) minutos de prazo, a Comissão solicitará o término da apresentação, independente se a chapa tiver efetivamente encerrado ou não (no caso de a chapa não encerrar de imediato após a Comissão apontar o término do tempo, haverá o corte de áudio e vídeo da apresentação);

5) O formato da apresentação de cada chapa é livre;

6) Nenhum(a) integrante de uma chapa poderá citar ou fazer referências pessoais, profissionais, acadêmicas, científicas ou administrativas, quer diretas ou indiretas, aos/às integrantes da outra chapa (Caso não haja o estrito cumprimento deste item, a Comissão emitirá 1 (um) único aviso; havendo qualquer forma de reincidência, a Comissão efetuará o corte imediato de áudio e vídeo da apresentação);

7) O público participante poderá inscrever perguntas, que serão direcionadas sempre às duas chapas;

8) Para inscrição e formalização das perguntas do público será utilizado o Google forms, com os seguintes itens, além da pergunta propriamente dita: Nome (opcional), DRE (para Alunos) e SIAPE (para Funcionários e Professores);

9) Serão sorteadas 6 (seis) perguntas do público participante (O sorteio será eletrônico, em escolha randômica automatizada, com operação e monitoramento pelo STI/Poli);

10) A Comissão lerá cada pergunta sorteada e cada chapa terá 3 (três) minutos para responder e, caso acreditar relevante, discorrer suas considerações sobre o assunto da pergunta (Caso a chapa não encerrar de imediato após a Comissão apontar o término do tempo, haverá o corte de áudio e vídeo da apresentação);

11) Poderão responder às perguntas, a critério de cada chapa, as pessoas candidatas a Diretor(a) ou a Vice.

12) As perguntas ímpares (1a, 3a e 5a perguntas sorteadas) serão respondidas na ordem Chapa 1 e Chapa 2; as perguntas pares (2a, 4a e 6a perguntas sorteadas) serão respondidas na ordem Chapa 2 e Chapa 1;

13) As perguntas sorteadas serão compartilhadas na tela, ao vivo na transmissão, onde a Comissão reserva-se no direito de não proceder a leitura de qualquer pergunta que fira os princípios da legalidade, da moralidade, da ética e do bom senso, assim como reserva-se no direito de não proceder a leitura de qualquer pergunta que trate de elogios ou críticas diretos ou indiretos a qualquer integrante das chapas e da comunidade de Alunos, Funcionários e Professores da Poli e da UFRJ;

14) A Comissão, conforme o sub-item 4.2 do Regimento, incentiva os Departamentos e os Programas da Poli a convidarem ambas as chapas para se apresentarem nas suas reuniões internas de Colegiado de Departamento ou de Programa, ressaltando que é imperativo haver igual tratamento para ambas;