Ranking classifica dois cursos da Politécnica entre os 100 melhores do mundo

Engenharias Naval, Metalúrgica e Civil são listadas pela consultoria chinesa Shangai Ranking

Publicado em: 17/08/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Três cursos da Escola Politécnica da UFRJ figuram em ranking internacional da consultoria chinesa Shangai Ranking – responsável por avaliar 5 mil universidades de 96 países. As engenharias Naval e Oceânica e Metalúrgica e de Materiais foram os destaques na edição deste ano, ficando entre os 100 melhores de Engenharia do mundo, em suas respectivas categorias. Já a Civil, ficou entre os 300. O resultado foi divulgado no dia 19 de julho.

O Ranking Global de Disciplinas Acadêmicas (GRAS) usa uma série de indicadores acadêmicos objetivos e dados de terceiros para medir o desempenho das universidades mundiais em seus respectivos assuntos, incluindo produção de pesquisa, influência da pesquisa, colaboração internacional, qualidade da pesquisa, e prêmios acadêmicos internacionais.

O que dizem os coordenadores/chefes dos cursos/departamentos listados no ranking:

“O ótimo desempenho reflete a qualidade do corpo docente, da infraestrutura laboratorial, que inclui, entre outros laboratórios, o Tanque Oceânico, especializado em ensaios na área offshore e a excelência da produção acadêmica reconhecida internacionalmente em publicações indexadas de alto fator de impacto. Ao longo desses anos, a UFRJ tem contribuído de forma expressiva na formação de recursos humanos de alto nível para o desenvolvimento do potencial econômico dos recursos do mar no país, que envolvem, por exemplo, a indústria offshore, a construção naval e a exploração de energias renováveis nos oceanos”.

– Luiz Felipe Assis, da Engenharia Naval e Oceânica

“O resultado traduz o histórico de excelência de atuação dos docentes e técnicos do DMM/PEMM. A total integração entre os docentes da graduação e pós-graduação, juntamente com laboratórios de ponta nas diversas áreas de engenharia metalúrgica e de materiais, refletem na formação de profissionais altamente qualificados e em uma produção acadêmica-científica com reconhecimento internacional. Nos sentimos honrados por assumir tal posição e motivados para alcançar posições ainda melhores.”

– Cesar Camerini, da Engenharia Metalúrgica e de Materiais

“O comprometimento da comunidade acadêmica, professores, técnicos, pesquisadores e corpo discente, garante mais uma vez um lugar de destaque do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFRJ entre os melhores de todo o mundo, apesar da contínua redução de investimentos na área de ciência e tecnologia que enfrentamos nestes últimos anos. Os cortes orçamentários afetam diretamente o funcionamento das instituições federais de ensino e pesquisa, porém, a força das universidades públicas garante excelentes posições nos diversos rankings internacionais que classificam as universidades, reforçando a importância de uma política comprometida com a ciência e com a educação. Parabéns à Engenharia Civil da Poli/UFRJ, motor imprescindível para a formação dos profissionais que carregam a missão de construir o nosso país de uma forma mais inclusiva e sustentável”.

– Osvaldo Rezende, da Engenharia Civil