Projeto Luppa representa a força da extensão universitária na COP 27

Publicado em: 14/11/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Com o objetivo de reforçar a importância da participação popular na construção de uma transição energética no país, a Liga pela Universalização da Participação em Políticas Públicas Ambientais, Luppa Rio – projeto de extensão vinculado à Escola Politécnica da UFRJ, representado pelo aluno e também extensionista João Lessa, apresentará à COP 27 uma cartilha inédita com oito princípios norteadores para uma transição energética justa. A participação será remota, com transmissão no próximo dia 16, às 6h15, pelo site do Brazil Climate Action Hub.

Além do Luppa Rio, o documento também conta com a colaboração do Instituto Arayara, do Sindicato de Petroleiros do Rio de Janeiro e dos pesquisadores do programa USP Cidades Globais. “Todos os esforços resultaram em princípios que ressaltam a importância da participação popular, da inovação tecnológica construída pelas universidades públicas, do reconhecimento dos territórios tradicionais, da responsabilidade econômica para a transição e do protagonismo dos trabalhadores envolvidos na geração de energia”, explicou a coordenadora do projeto, prof.ª Monica Pertel.

Foto: Arquivo pessoal

“Vamos dar destaque ao papel da academia, através da pesquisa e da extensão universitária, por ser a ponte entre a comunidade e os espaços de decisão pública, fazendo com que mais pessoas se apropriem do conhecimento envolvido na transição energética”, adianta João Lessa, que cursa o quarto período de Engenharia Ambiental na Politécnica-UFRJ.

A COP 27 acontece até o dia 18 de novembro, em Sharm El Sheikh, no Egito.