Projeto de extensão da Politécnica-UFRJ coloca em debate políticas ambientais para Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Publicado em: 19/11/2021 Escola Politécnica da UFRJ

Para facilitar e ampliar o acesso a espaços de decisão de políticas públicas ambientais voltadas para Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), alunos e professores de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica têm realizado uma série de bate-papos virtuais com personalidades ligadas à área ambiental. Recentemente, entrevistas com os parlamentares Carlos Minc e Pedro Duarte foram divulgadas no canal do projeto no YouTube.

A iniciativa integra o projeto de extensão da Politécnica-UFRJ, LUPPA – Liga pela Universalização da Participação em Políticas Públicas Ambientais, criado em 2019, sob a coordenação da professora do curso de Engenharia Ambiental Monica Pertel, com a participação de alunos e professores de outras unidades de ensino da UFRJ, como Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Relações Internacionais e Defesa, Instituto de Macromoléculas, Coppe e Escola de Comunicação, além da UFF e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

No sentido horário, a partir do alto à esquerda, o parlamentar Carlos Minc, os alunos Bruno Bezerra, Fernanda Fidalgo e Fabiane Silva, e a professora Monica Pertel, durante roda de conversa virtual.

“As políticas públicas ambientais são muitas vezes restritas. Sentimos muito a falta da informação ambiental de qualidade, aquela que atinge toda a comunidade de forma clara e sem barreiras. Nosso objetivo com o projeto é divulgar e explicar a todos essas informações, através das redes sociais, que são ferramentas bem democráticas”, explicou a coordenadora do projeto, professora Monica Pertel.

Recém-chegado ao LUPPA, o aluno João Lessa auxilia na produção de eventos, audiências públicas e textos informativos, sendo também responsável pela edição de imagens e vídeos para os canais de comunicação. “Iniciei meus trabalhos no LUPPA ainda calouro e foi um grande passo, não só para o meu desenvolvimento acadêmico, mas também para a melhoria do exercício da minha cidadania”, contou o aluno, que hoje está no 2º período.

Fernanda Fidalgo, que está no último período, também reforçou a importância de fazer parte do projeto. “É uma experiência incrível. Fazemos materiais informativos, entrevistas e rodas de conversas com personalidades que podem contribuir para o debate. Tudo isso para incentivar a participação da população nessa esfera que é tão importante. Temos alguns desafios a cumprir, como o alcance e o modo de nos comunicarmos, mas todo dia trabalhamos mais para que sejam problemas cada vez menores”, disse.

Os próximos convidados serão o delegado de Polícia Federal e ex-superintendente da instituição no Amazonas, Alexandre Saraiva, e o ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), reconhecido mundialmente pela defesa da ciência e da proteção da Amazônia, Ricardo Galvão. As entrevistas acontecerão nos dias 22 e 26 de novembro, respectivamente, e irão ao ar no canal do Luppa no YouTube em até três dias após a gravação.

Quem tiver interesse em integrar o Luppa, a partir do primeiro semestre de 2022, pode entrar em contato através do e-mail luppa@poli.ufrj.br, Instragram ou site.