Professores da Politécnica são coautores em livro sobre concreto estrutural

Publicado em: 31/03/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Os professores do Departamento de Estruturas da Escola Politécnica da UFRJ Flávia Moll, Julio Holtz e Sérgio Hampshire assinam capítulos do livro “Concreto Estrutural – Análise, Dimensionamento e Patologias”, lançado recentemente pela editora Interciência. Com autoria de Emil de Souza Sánches Filho, a obra apresenta temas de forma objetiva e didática, com o intuito de atualizar os conhecimentos dos profissionais que atuam no setor.

Entre os 11 capítulos, destacam-se os 3, 5, 6 e 7, que abordam tópicos como modelagem de estruturas de concreto com o uso dos modelos de bielas e tirantes; detalhamento das armaduras de lajes, vigas e pilares; perdas de protensão e representação da protensão como carga externa equivalente; cálculo das perdas imediatas e lentas com aplicação numérica; e análise e dimensionamento à força cortante de vigas de concreto. A publicação também trata dos tipos de cimento Portland brasileiro, a confiabilidade das estruturas de concreto, os ensaios não destrutivos aplicados ao concreto estrutural e as orientações para a prática da Engenharia Legal.

De acordo com Flávia Moll, “a publicação apresenta temas de maior complexidade e que podem atender os alunos de graduação que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos no projeto de estruturas de concreto armado e protendido”. A partir deste semestre, o livro será utilizado como material de apoio para as disciplinas do curso de Engenharia Civil com ênfase em Estruturas e pelos alunos de pós-graduação do Programa de Projeto de Estruturas (PPE).