Prof.ª Ofélia Queiroz recebe homenagem do PEA/UFRJ

Publicado em: 02/09/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Ofélia Queiroz foi professora da UFRJ por cerca de 30 anos. Desde 1997, se dedicou especialmente ao Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ (PEA/UFRJ) – pós-graduação vinculada às escolas de Química e Politécnica da UFRJ, que teve oportunidade de coordenar por duas vezes. Após todos esses anos de serviços prestados, amigos, familiares, professores, funcionários, alunos e ex-alunos homenagearam a professora, em cerimônia realizada no dia 25 de agosto, no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia.

A professora se despede com “a sensação de dever cumprido”, como ela define. “A cerimônia que organizaram conseguiu me dar essa sensação de que em algumas vidas eu deixei uma semente. Foi muito emocionante ver que de alguma forma a gente inspirou trajetórias”, comentou a professora, que apesar da aposentadoria, já se colocou à disposição para o quadro de professores colaboradores voluntários. “A gente não consegue abandonar o serviço totalmente. A UFRJ está no meu sangue”, destacou.

Ela também revelou a importância da UFRJ em sua vida acadêmica e profissional. “O maior desafio foi buscar fazer a pesquisa e o ensino de qualidade quando a gente tinha uma série de barreiras, sendo a principal delas a financeira. Chegar aos 30 anos de carreira, tendo construído um laboratório, ajudado a formar um programa de pós-graduação, é gratificante. A UFRJ nos ensinou a enfrentar esses desafios”.

Representando os alunos orientados por ela, o professor da Politécnica-UFRJ George Brigagão fez um agradecimento: “Podemos olhar para nossa trajetória e nos orgulhar da mulher extraordinária que nos orientou. Gratidão é a palavra que melhor define”.

Também participaram da cerimônia a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, Denise Freire; a diretora da Escola Politécnica, Cláudia Morgado; a diretora da Escola de Química da UFRJ, Fabiana Fonseca; a coordenadora do PEA/UFRJ, Lídia Yokoyama; Isaac Volschan, um dos fundadores do PEA e membro do Comitê Gestor do Programa de Modernização da Graduação em Engenharia CAPES-Fulbright; e a representante do corpo docente do PEA/UFRJ, Raquel Cavalcante.

Trajetória acadêmica

É graduada em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (1981), e MSC (1984) e DSc (1987) em engenharia química pela University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA. Atuou na Oxiteno S.A.(1989-1993), na área de simulação e controle de processos. Em 1993, ingressou na UFRJ de onde se aposentando-se em 2022 como Professora Titular do Departamento de Engenharia Química.

Em 2022, tornou-se Consultora Senior em Descarbonização da Deloitte Brasil. É Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, 2021-2024) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2, 2022-2026), atuando em pesquisa nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PEA/UFRJ) e Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos (EPQB/UFRJ). Pesquisa em Engenharia de Processos, com ênfase em eficiência energética, descarbonização e sustentabilidade da cadeia de petróleo e gás natural a energia (Laboratório H2CIN ? www.h2cin.org.br; e CEGN-Centro de Excelência em Gás Natural). Foi coordenadora do EPQB/UFRJ (2007-2010) e do PEA/UFRJ (2014-2015; 2021-2022) e membro da Comissão Gestora do Programa de Modernização do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental (CAPES/Fulbright) (2019-2022).

Coordenou o PRH-17/ANP Engenharia Ambiental na Indústria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (2019- 2022) e os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu “Engenharia de Processos Upstream” e “Engenharia de Processamento de Gás Natural” (2012- 2022). É Editora Associada dos periódicos Clean Technologies and Environmental Policy (Springer, desde 2019) e Cleaner Chemical Engineering (Elsevier, desde 2021), Membro do Corpo Editorial do periódico Processes (MDPI, desde 2021) e do Consórcio InSilicoNet (www.insiliconet.org).

Fonte: http://lattes.cnpq.br/2347662604044532

Fotos: Donato de Almeida