Politécnica-UFRJ conta com nova Seção Estudantil para atender estudantes da Mecânica

Publicado em: 21/01/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Seção prevê programação diversificada ao longo de 2022. Primeira palestra está confirmada para acontecer no dia 25 deste mês

Uma nova seção estudantil foi criada na Escola Politécnica da UFRJ: a ASME UFRJ. O grupo, formado por estudantes da Engenharia Mecânica, terá a partir deste ano a missão de realizar atividades para educar e divulgar conhecimentos e oportunidades na área da Engenharia Mecânica, além de disseminar o incentivo à associação junto à ASME – American Society of Mechanical Engineers.

Antes mesmo de sua oficialização, que aconteceu no dia 17 de dezembro, um grupo de estudantes já se movimentava para estruturar a seção. Em julho, a aluna de Engenharia Mecânica Sarah de Oliveira foi eleita representante do Brasil no grupo de estudantes regionais da ASME América Latina & Caribe. Em seguida, Sarah iniciou contatos com outros alunos, que prontamente demonstraram interesse em iniciar esta organização estudantil, dando força à proposta.

Estudantes da Engenharia Mecânica que participam da ASME UFRJ

“Para os estudantes, além de ser uma oportunidade de se desenvolverem em diversas áreas, sejam elas interpessoais ou acadêmicas, também representa a ambição de imprimir sua marca na história como os primeiros a representar uma organização internacionalmente reconhecida no seu país, dentro de sua faculdade, o que é um grande motivador e uma enorme fonte de orgulho para a equipe”, destacou Sarah, que está cursando o sexto período.

A criação de uma seção estudantil também dependia de um professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Politécnica-UFRJ, que fosse associado à ASME, para ocupar o cargo de orientador, sendo o responsável por responder junto à associação americana pelas atividades exercidas pelos estudantes. O grupo fez o convite ao professor Marcelo Savi, que aceitou a missão.

“Essas iniciativas inserem os alunos em um contexto mais global e amplo. A inserção global trará um senso mais crítico sobre as várias facetas da engenharia. Às vezes, eles ficam restritos a ideias de estágios que, de fato, acrescentam pouco para a formação deles. Isso acaba fazendo eles trocarem atividades interessantes realizadas dentro da Universidade por estágios que pouco acrescentam. O senso crítico permite mais rigor para avaliar as oportunidades que realmente valem a pena e permitem que tracem caminhos mais desafiadores”, avaliou o professor.

A programação de eventos prevê a realização de palestras, visitas técnicas, ciclo de debates, participação em competições ASME e congressos, organização de semanas acadêmicas e engajamento nas redes sociais. Além disso, o grupo já se organiza para a próxima edição do ASME E-Fest – evento composto de sessões de desenvolvimento de carreira e profissional, competições digitais, que ocorrerá em março deste ano, virtualmente, devido às condições pandêmicas atuais.

A agenda terá início neste dia 25, às 19h, com a palestra do egresso da Politécnica-UFRJ e fundador da Maker Factory, Pedro Accioly. Ele falará sobre “Manufatura Aditiva na Engenharia Mecânica” e compartilhará a sua experiência e visão deste nicho de mercado, em transmissão ao vivo pelo canal da Seção Estudantil no YouTube.

Mais informações sobre a ASME UFRJ também podem ser visualizadas em suas páginas do LinkedIn e Instagram. Abaixo, a lista de membros e seus respectivos cargos na Seção:

Sarah de Oliveira – Presidente
Henrique Costa – Vice Presidente