A equipe PetroTeam da Escola Politécnica da UFRJ conquistou o 2º lugar no Petrobowl Championship 2025, disputado em Houston, nos Estados Unidos, no dia 20 de outubro, sendo uma das três representantes brasileiras nesta edição do campeonato mundial – ao lado das equipes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A competição reuniu 32 universidades de todos os continentes, e com o resultado, a equipe, coordenada pelo professor Rafael Charin, garantiu o vice-campeonato mundial e a premiação de 3.750 dólares.
Organizado pela Society of Petroleum Engineers (SPE), o Petrobowl funciona no estilo “quiz de conhecimento”. Em ritmo acelerado e dinâmico, equipes de diversas universidades são desafiadas a responderem com rapidez perguntas técnicas e não técnicas relacionadas à indústria de petróleo. A equipe que alcançar a melhor pontuação vence a competição.
Formada pelos estudantes Yan Furtado (capitão), Matheus Dutra, Isabella Barbosa, Amanda Cortkamp e Kauahn Fonseca, todos do curso de Engenharia de Petróleo, a equipe teve uma campanha sólida ao longo da competição, enfrentando universidades de diferentes países. A PetroTeam venceu a Robert Gordon University (75 a 45), a UNAM (65 a 55), a Azerbaijan University (50 a 30) e a University of Houston (165 a 15), garantindo vaga na decisão. Na final, disputada contra a Universidade de Buenos Aires (UBA), o jogo foi equilibrado, com alternância na liderança do placar, mas terminou com vitória argentina por 95 a 45. O Instituto Francês de Petróleo (IFP) completou o pódio em terceiro lugar.
Capitão da equipe, Yan Furtado, valorizou o desempenho:
– Durante cada rodada do campeonato, nós colocamos em prática todas as horas dedicadas à competição, o que nos garantiu jogos bastante competitivos contra outras equipes que também têm grande tradição dentro da competição. Isso nos mostrou a grande importância de manter uma preparação contínua dentro da equipe, com estratégias individuais e em grupo para se manter competitivo dentro do Petrobowl.
