PEA/UFRJ garante recursos para internacionalização do ensino

Publicado em: 27/10/2021 Escola Politécnica da UFRJ

O Programa de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ (PEA/UFRJ) foi contemplado com investimento de aproximadamente R$ 100 mil para implantação de seu projeto de internacionalização, em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) de apoio aos programas e cursos de pós-graduação stricto sensu, divulgado no dia 21 de outubro.

Segundo a coordenadora do projeto e professora do PEA Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo, a proposta tem como objetivo desenvolver competências para transpor lacunas linguísticas e habilidades no uso de ferramentas digitais com o objetivo de internacionalizar o programa.

Prof.ª Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo

“Na pandemia percebemos que o uso de ferramentas digitais possibilitou maior alcance de público, e trabalho e educação remotos. Cursos oferecidos por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, também conhecidos como MOOCs (Massive Open On-line Course) destacaram-se por sua abrangência massiva, comum em universidades internacionais como MIT. A consolidação do projeto permitirá ao PEA se posicionar virtualmente no exterior”, explicou Ofélia.

Entre as ações previstas no projeto estão o treinamento de docentes em EME (English Medium Education) para a oferta de conteúdo técnico a discentes do PEA em convívio com discentes internacionais; adoção do inglês como língua franca para a internacionalização à distância; uso de técnicas de aprendizagem ativa – que é uma metodologia de ensino que coloca o aluno como o foco de todo o processo de ensino-aprendizagem; desenvolvimento de MOOCs em inglês; consolidação de plataformas digitais para oferta de MOOC, disciplinas de internacionalização curricular, webinars e workshops; e a criação do Portal PEA Bilíngue.