Em parceria com a Escola Politécnica da UFRJ, a Prefeitura de Três Rios, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaetri), realizou no dia 14 de maio, a primeira audiência pública voltada à revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB-3Rios) e do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS-3Rios), instrumentos estratégicos para a ampliação e o fortalecimento das políticas públicas de saneamento no município.
Na audiência, voltada para a etapa de Diagnóstico, os participantes integraram debates e responderam a questionários sobre a realidade do saneamento em suas regiões, consolidando uma importante fase de escuta da comunidade. A proposta é garantir a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico por meio de metas construídas de forma participativa, considerando as necessidades e demandas da população. A iniciativa é estruturada em quatro eixos principais: abastecimento público, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos.
O diagnóstico apresentado é fruto de um trabalho técnico detalhado, iniciado pela equipe do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da UFRJ (DRHIMA/UFRJ) em agosto do ano passado, que incluiu visitas de campo, levantamento de dados secundários e reuniões com órgãos responsáveis.
De acordo com o coordenador do projeto, professor Osvaldo Rezende, o objetivo é cruzar as informações técnicas com a vivência dos moradores. “A partir disso, nós vamos internalizar todos os apontamentos que foram feitos durante a reunião que possam alterar de alguma forma o diagnóstico que a gente fez”, explicou.




Além dele, o projeto também conta com a participação dos professores lene Figueiredo, Matheus Martins, Monica Pertel e Renan Finamore, todos do DRHIMA/UFRJ; Marcelo Miguez, do Departamento de Engenharia de Transporte (DET); Virgílio Noronha, do Departamento de Construção Civil (DCC); além da cooperação do professor Felipe Sombra da Escola de Química/UFRJ e os professores Rodrigo Rinaldi e Aline Veról, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFRJ.
Com a conclusão desta fase de Diagnóstico e a incorporação das sugestões populares, o plano seguirá para as etapas de Prognóstico, que define a visão de futuro para a cidade, e, finalmente, para o plano das ações que deverão ser executadas nos próximos 20 anos.
O cronograma das próximas etapas e futuras audiências será divulgado no perfil do Instagram do DRHIMA: @drhimaufrj e no site oficial do plano: www.planosaneamentotresrios.com.br.
