Museu da Escola Politécnica da UFRJ sob nova direção

Publicado em: 14/10/2022 Escola Politécnica da UFRJ

O professor Leonardo Navarro, do Departamento de Engenharia Industrial, assume a função de superintendente do Museu da Escola Politécnica da UFRJ, com três grandes desafios: melhorar a estrutura do Museu, tornar as informações mais digitais e aumentar a integração com a comunidade acadêmica.

No curto prazo, o novo superintendente explica que tem trabalhado nas questões de digitalização do catálogo, pois entende que ter informações acessíveis sobre o acervo é uma condição fundamental para qualquer planejamento. “Hoje, por exemplo, as fichas de catalogação de acervo que temos existem somente em meio físico, muitas delas foram feitas na década de 1970, principalmente a partir de 1976, quando os itens começaram a ser transferidos para o Museu. A ideia é digitalizar as fichas, o catálogo, criando base de dados que nos permita resgatar, com maior facilidade, informações específicas sobre cada item e estatísticas sobre o acervo como um todo”, comentou Navarro.

Segundo ele, atividades de ensino, pesquisa e extensão devem ser incorporadas à rotina do Museu. “Seria fantástico trazer todo período as diversas turmas de disciplinas como ‘Introdução à Engenharia’ e ‘História da Tecnologia e Engenharia’ para conhecer o espaço. Cada item do acervo tem a sua relevância para a história da Escola. Contudo, nem sempre essa história está devidamente pesquisada e documentada. Nesse sentido, acredito que as atividades de pesquisa sobre o acervo serão fundamentais para que possamos documentar ainda mais a história da própria Escola Politécnica, a mais antiga instituição de ensino superior das Américas”, destacou o professor.

“Todos aqueles que quiserem de alguma forma contribuir com o Museu, podem nos procurar. Tenho a certeza que uma maior integração com o nosso corpo social será fundamental para valorizar ainda mais esse importante espaço, que se destina à preservação da memória da Escola”, convidou o novo superintendente.

Neste primeiro momento de reestruturação, o Museu ficará aberto ao público em horário reduzido, com visitação permitida às quartas e quintas-feiras, das 10h às 15h, no 2º andar do Bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3938-7723 ou pelo e-mail museu@poli.ufrj.br.