A MinervaBots, equipe de competição da Escola Politécnica da UFRJ, venceu o Torneio de Sumô Robô do Japão (All Japan Robot Sumo Tournament) e se tornou campeã mundial de robótica na categoria Sumô Mini. A disputa, que aconteceu no no dia 8 de dezembro, foi contra a equipe Kimáuanisso, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo, e o troféu foi conquistado com o robô Zé Pequeno, um dos robôs mais tradicionais e históricos da equipe. As alunas Anne Victória Rodrigues da Costa, graduanda de Engenharia Mecânica, e Lígia Calina Bueno Bonifácio, graduanda em Engenharia Eletrônica e de Computação, foram as representantes da MinervaBots na competição.
A jornada da equipe no torneio começou com a superação de dois robôs japoneses, com grande desempenho. Na sequência, um enorme desafio: Fiebre, robô da renomada equipe Roshi Team, do México, que é referência mundial e vencedora de outra categoria no mesmo torneio. Após uma falha técnica no robô adversário, a MinervaBots superou a equipe e avançou para a próxima etapa. Nas quartas e semifinais, foram superadas mais duas equipes japonesas, avançando assim a final brasileira inédita contra a equipe Kimauánisso.
A equipe da UFRJ tinha pela frente um adversário de peso, com histórico recente de rivalidade, especialmente nesta categoria, e que já conhecia parte das características do robô Zé Pequeno. Apesar disso, a MinervaBots mostrou sua força e venceu por 2 a 0, sagrando-se campeã mundial do torneio, que reuniu 63 robôs de diversas nacionalidades.
Lígia destacou a representatividade da vitória para as mulheres da Engenharia:
– Essa conquista significa que todo o esforço e dedicação valeram a pena. Mostra que meninas e mulheres como eu têm, sim, espaço na engenharia e tecnologia, podendo alcançar grandes feitos, mesmo em ambientes predominantemente masculinos.
Para o atual capitão da MinervaBots, Paulo Vitor Rosendo, a vitória é um sonho realizado, que concretiza 12 anos de história marcados por trabalho árduo, aprendizado e superação:
— Este troféu representa a dedicação de dezenas de gerações de alunos da maior universidade do país. Esse sonho foi cultivado ao longo do tempo conquistando troféus, compartilhando conhecimento com a sociedade e buscando projeção global no cenário da robótica competitiva. Sempre soubemos do nosso potencial, e agora ele é reconhecido. Nossa conquista não só evidencia a qualidade do nosso trabalho, já conhecida, como também reafirma o imenso talento e capacidade dos graduandos da UFRJ. Ao encarar de igual para igual professores, engenheiros e instituições de referência mundial, mostramos que estamos entre os melhores.