Medalhas André Rebouças e dos 230 anos da Escola Politécnica são entregues a relevantes nomes da Engenharia

Publicado em: 12/12/2022 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Primeira escola de Engenharia das Américas, 7ª no mundo, a maior instituição federal de ensino de engenharia do Brasil e a mais antiga entre as unidades fundadoras da UFRJ, a Politécnica da UFRJ completou 230 anos neste dia 17 de dezembro.

Ao longo da trajetória foi responsável pela formação de gerações e mais gerações de engenheiros de renome. Grandes matemáticos, educadores, cientistas, intelectuais e artistas engrandeceram e refletiram sobre a ciência e a educação brasileira, entre eles: Túlio Cesar de Melo (autor do livro “O homem que calculava”), Carmen Portinho e Lima Barreto. Além disso, também formou líderes políticos e sociais que pensavam o Brasil: André Rebouças, Paulo de Frontin, Amaral Peixoto, Hélio de Almeida e Pereira Passos.

Com o objetivo de valorizar personalidades da Engenharia nacional, professores, ex-funcionários e servidores da ativa que contribuíram e ainda contribuem por uma Engenharia de excelência e acorde com os anseios da sociedade brasileira, a direção da Escola Politécnica da UFRJ realizou no dia 16 de dezembro, no Museu Histórico Nacional, a entrega das medalhas André Rebouças e dos 230 anos da instituição a 35 profissionais indicados pelo Conselho Departamental da UFRJ.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença da reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho; da diretora da Escola Politécnica, Cláudia Morgado; da diretora do Museu Histórico Nacional, Fernanda Castro; do presidente do Crea-RJ, Luiz Antônio Cosenza; do presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE), Francis Bogossian; da vice-presidente do Clube de Engenharia, Maria Alice Ibañez; e do vice-reitor do IME, Coronel Reinaldo Teixeira Delfino.

“Em sua trajetória, a Politécnica-UFRJ sempre foi protagonista no desenvolvimento de grandes projetos de engenharia e políticas públicas em prol da prosperidade econômica e bem-estar social. É motivo de orgulho pertencer a esta instituição longeva, onde se cultiva a riqueza de saberes, a capacidade intelectual e a inovação tecnológica, atendendo aos diversos desafios apresentados através dos tempos”, destacou a diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado.

Segundo Maria Alice Ibañez, homenagear é além do reconhecimento do mérito, uma forma de inspiração e motivação para todos os profissionais. “Essas homenagens são incentivos para todos àqueles que trabalham para um Brasil tecnicamente desenvolvido e socialmente justo. Estamos em um momento muito significativo de reconstrução da nossa nação. Devemos recuperar as nossas capacidades industriais, afirmar nossa soberania, a nossa inserção internacional e tornar o desenvolvimento democrático, soberano e socialmente inclusivo. Mas, não há desenvolvimento soberano sem Engenharia. Engenharia transforma conhecimento científico em qualidade de vida”, reforçou.

Em seu discurso, a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, enfatizou que não há nenhum país no mundo que tenha se tornado desenvolvido sem o ensino superior de qualidade, um ambiente que além da formação profissional, gere conhecimento.

“Somos instituições de Estado, merecemos a valorização por parte da sociedade brasileira, pelos diferentes governos que esse país já teve ou virá a ter, simplesmente porque a nossa existência e da nossa existência depende a soberania nacional. Depende o Brasil se tornar um dia um país que tenha menos desigualdade social e que possa competir com outros países do mundo que geram e exportam alta tecnologia. Se continuarmos uma nação que exporta apenas commodities, continuaremos reproduzindo o modelo colônia de exploração. E, contra a perpetuação desse modelo, a Escola Politécnica e a UFRJ continuarão lutando para responder e atender a todas as demandas da sociedade brasileira”.

O presidente do Crea-RJ, Luiz Antônio Cosenza, também afirmou a importância da Engenharia para o desenvolvimento do país. “Para ver o desenvolvimento de um país basta observar o mercado de trabalho da Engenharia. Juntas, a Engenharia, Arquitetura e todas as outras áreas de tecnologia são responsáveis por mais de 80% do PIB do país. Então, espero que olhem com mais carinho para as nossas universidades públicas, que foram tão deixadas de lado nos últimos anos”, disse Cosenza – que também foi agraciado no evento, principalmente por sua contribuição para a qualidade das novas Diretrizes Curriculares Nacionais em Engenharia, em 2019.

Além do presidente do Crea-RJ, também foram agraciados na categoria o presidente da FGV, Carlos Ivan; o presidente da ANE, Francis Bogossian; o ex-presidente do Clube de Engenharia e presidente da ICOPLAN – Internacional de Consultoria e Planejamento S.A, Pedro Celestino; e o ex-secretário de Educação do Estado do RJ e Diretor da Alerj, Wagner Victer.

Medalha André Rebouças e dos 230 anos

A Medalha André Rebouças foi criada em 2017, e possui sua face esculpida e com os dizeres “Mérito da Polytechnica do Rio de Janeiro André Rebouças”. André Rebouças (1838-1898), primeiro engenheiro negro do país foi responsável por grandes obras urbanas no Rio de Janeiro e em Curitiba, empresário, catedrático da cadeira de Resistência dos Materiais da Escola Politécnica e líder social em prol da abolição da escravidão e da miséria do Brasil.

Já a Medalha dos 230 anos foi desenhada exclusivamente para este importante marco da mais antiga escola de Engenharia do país e das Américas, com a fachada do Prédio do Largo do São Francisco, onde abrigou a Escola Central, a Real Academia Militar, a Escola Politécnica (1874-1937) e a Escola Nacional de Engenharia (1937- 1965), onde mais tempo foi o endereço da Instituição.

Mosaico dos agraciados com a medalha André Rebouças e dos 230 anos da Escola Politécnica da UFRJ

INDICAÇÕES DOS DEPARTAMENTOS:

Departamento de Construção Civil (DCC)

  • Fernando Emmanuel Barata, prof. Emérito da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha André Rebouças)
  • Eduardo Linhares Qualharini, prof. Titular da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha 230 anos)

Departamento de Engenharia Elétrica (DEE)

  • Luiz Alfredo Salomão, diretor da Escola de Políticas Públicas e Gestão Governamental (Medalha André Rebouças)
  • Sandoval Carneiro Junior, prof. Emérito da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha 230 anos)

Departamento de Expressão Gráfica (DEG)

  • Alex Kenya Abiko, prof. da USP (Medalha André Rebouças)
  • Fernando Rodrigues Lima, prof. Titular e colaborador voluntário da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha 230 anos)

Departamento de Engenharia Industrial (DEI)

  • Carlos Alberto Nunes Cosenza, prof. Emérito da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha André Rebouças)
  • Cesar das Neves, prof. Titular da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha 230 anos)

Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação (DEL)

  • Marcelo Souza, diretor de Tecnologia para Produtos Digitais da Globo (Medalha André Rebouças)
  • Carlos José Ribas D’Avila, prof. da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha 230 anos)

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

  • Ozires Silva, cofundador da Embraer (Medalha André Rebouças)
  • Nisio de Carvalho Lobo Brum, prof. da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha 230 anos)

Departamento de Engenharia Naval e Oceânica (DENO)

  • Sergio Hamilton Sphaier, prof. Titular da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha André Rebouças)
  • Carlos Antônio Levi da Conceição, prof. da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha 230 anos)

Departamento de Estruturas (DES)

  • Vicente Garambone Filho, engenheiro de grandes estruturas, uma delas a Ponte do Saber da UFRJ (Medalha André Rebouças)
  • Benjamin Ernani Diaz, prof. Emérito da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha 230 anos)

Departamento de Engenharia de Transportes (DET)

  • Ernesto Simão Preussler, diretor da Itrans (Medalha André Rebouças)
  • Virgílio Noronha Ribeiro da Cruz, prof. da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha 230 anos)

Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DMM)

  • Fernando Coelho Ferraz, Chief Operating Officer e vice-presidente executivo do grupo Akaer (Medalha André Rebouças)
  • Achilles Junqueira Bourdot Dutra, prof. Titular da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha 230 anos)

Departamento de Engenharia Nuclear (DNC)

  • Verginia Reis Crispim, prof.a Titular da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha André Rebouças)
  • Ademir Xavier da Silva, prof. Titular da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha 230 anos)

Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA)

  • Haroldo Mattos de Lemos, prof. da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha André Rebouças)
  • Eduardo Pacheco Jordão, prof. da Escola Politécnica da UFRJ (Medalha 230 anos)

Dirigentes de instituições que contribuíram para a qualidade das novas Diretrizes Curriculares Nacionais em Engenharia em 2019

  • Carlos Ivan, presidente da FGV
  • Francis Bogossian, presidente da ANE
  • Luís Antônio Cosenza, presidente CREA-RJ
  • Pedro Celestino, ex-presidente do Clube de Engenharia e presidente da ICOPLAN – Internacional de Consultoria e Planejamento S.A
  • Wagner Victer, ex-secretário de Educação do Estado do RJ e Diretor da Alerj

Ex-funcionários e servidores da ativa

Alecir Zenaide de Oliveira
Arnaldo de Souza Vieira
Roberto Ribeiro de Sá
Pedro Pereira Mariano
Lais Black Drischel
Luis Alberto de Melo

*Reportagem atualizada em 20/12/2022