Interação com o mercado e intervenções sociais nas favelas marcam Semanas da Metalmat e da Ambiental

Publicado em: 21/09/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Com uma programação intensa e variada, a VIII Semana Metalmat/PEMM e a XVII Ambientável atraíram estudantes e professores da UFRJ e profissionais do mercado para debater desafios, oportunidades e perspectivas dos setores. As atividades aconteceram nos blocos D e F do Centro de Tecnologia da UFRJ, entre os dias 12 e 16 de setembro.

Organizadas por alunos de graduação da Escola Politécnica da UFRJ, as semanas acadêmicas tiveram a supervisão dos professores André Luiz Moraes Alves e Pedro Paulo Medeiros Ribeiro, da Engenharia Metalúrgica e de Materiais, e Monica Pertel, da Engenharia Ambiental.

Com o tema “Favela Viva”, a edição deste ano da Ambientável buscou debater sobre como a sociedade, apesar de passar por constante evolução, não a traz para realidade das favelas e mantém condições indignas para grande parte da população. A programação reuniu palestras a respeito do saneamento, gerenciamento de resíduos sólidos, e gestão de riscos e desastres.

“As propostas para políticas públicas destinadas à melhoria da qualidade de vida em favelas são nulas. Como forma de colocar esse debate em pauta e mostrar as inovações tecnológicas e abordagens sociais desenvolvidas para as favelas, a semana trouxe importantes reflexões e informações para ampliar o diálogo entre Academia, Setor Público, Privado e Sociedade Civil”, comentou o diretor geral da XVII Ambientável, Matheus Rosemberg, durante abertura do evento – que contou com a participação da diretora da Escola Politécnica, Cláudia Morgado; da  coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, prof.ª Monica Pertel; e do integrante do Grêmio Acadêmico da Engenharia Ambiental (GAEA), Luca Apolonio.

Já a VIII Semana Metalmat conseguiu favorecer a integração do setor acadêmico com o industrial, e a imersão com exemplos práticos dos assuntos abordados no departamento. Além de participarem de palestras, minicursos e desafios voltados para o setor, os alunos também puderam submeter seus trabalhos à publicação na forma de anais com registro na International Standard Bibliographical Number (ISBN), nas linhas de pesquisa do PEMM.

“Foi um ambiente ótimo para os alunos testarem seus conhecimentos, através de apresentações de seus  trabalhos acadêmicos, enriquecendo seus atributos intelectuais, assim como sua capacidade de discutir ideias em público. Além disso, também tivemos a oportunidade de interagir com empresas, entender melhor sobre processos seletivos, atualidades e sobre o setor industrial”, avaliou Nathalia Oliveira, uma das participantes da Comissão Organizadora da Semana Metalmat.

Abaixo, as fotos da abertura da XVII Ambientável: