Homenagem à engenheira Katia Monte Chiari Dantas (in memoriam)

Publicado em: 19/05/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Duas alas do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ receberam o nome de Eng.ª Katia Monte Chiari Dantas. As cerimônias de descerramento das placas nos blocos D e I, que registram o batismo, aconteceram no dia 10 de abril, após Sessão Solene da Escola Politécnica da UFRJ, e contaram com a presença de familiares, professores amigos e ex-alunos.

Em seu discurso, a diretora da Escola Politécnica, Cláudia Morgado, destacou a trajetória de Kátia na instituição e a sua visão de educação continuada. “Por onde ela passava tinha alegria. Era uma pessoa muito bem humorada, tanto que conseguia estimular outras pessoas. É um exemplo para os funcionários, técnicos, discentes e alunos de graduação. Além disso, sempre buscou capacitar-se em cursos, fez mestrado e doutorado. Ela deixou uma marca inesquecível”, avaliou a diretora.

Atual chefe do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica (DRHIMA), Heloísa Firmo, também guarda boas recordações da amiga – que atuou no departamento como colaboradora das disciplinas de Engenharia e Meio Ambiente, Resíduos Sólidos Urbanos e Planejamento Ambiental.

“Há cerca de 15 anos que conheço a Kátia, do tempo em que ela trabalhava na Decania e era responsável pelo projeto Recicla-CT. Ela era uma pessoa generosa, afetuosa e sempre atenciosa com os colegas e alunos. Tinha um dom que permitia que ela enxergasse o lado bom das pessoas, ajudando-as a desenvolverem suas qualidades. Isso fazia dela um ser humano muito querido. Diversos colegas e ex-alunos lembram dela como alguém que em muito contribuiu para se tornarem mais seguros e melhores profissionais”, lembrou.

A servidora da Decania do CT, Rosana Torres, aproveitou a oportunidade para deixar sua mensagem, reforçando a sua relação com a homenageada. “Ela sempre foi uma pessoa muito dedicada ao trabalho, de muita firmeza e competente no que fazia. Tenho uma imensa gratidão a ela, pois sempre foi uma amiga muito presente, carinhosa e divertida”, contou.

Também compuseram a mesa o decano do Centro de Tecnologia, Walter Issamu Suemitsu; o chefe de Recursos Humanos do CT, Luiz Otavio Ferreira; o tio da homenageada, Roberto Montechiari; e Ocarlina Borges, professora do CEFET-RJ, que fez a leitura de cartas enviadas à Kátia, anos antes do seu falecimento, em outubro de 2021.